No último domingo, 29, dia em que a Igreja celebrou a Solenidade da Ascensão do Senhor, também ocorreu a celebração do 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais (DMCS) na Catedral Metropolitana. A missa foi presidida pelo arcebispo Dom João Justino, concelebrada pelo Pe. Carlos Gomes e pelo Pe. Rafael Vieira, CSsR; e contou com presença de agentes da pastoral da comunicação de diversas paróquias de nossa Arquidiocese e comunicadores, em especial das mídias católicas. Este ano o tema para o DMCS foi “Escutar com o ouvido do coração”. Em sua homilia, Dom João citou o livro de Reis, o qual inspirou a escolha do tema por meio da passagem de Salomão, que, ao pedir sabedoria a Deus, define-a como ter um coração que escuta.
O arcebispo ressaltou que a escuta é fundamental para o discernimento e para a tomada de decisões. Quase ao final, ele pediu a Deus que concedesse a todos um coração que escuta, que dê atenção ao discernimento a partir de escutas, tantas vezes quantas forem necessárias, “a fim de que no discernimento nos aproximemos o máximo possível de testemunhar a verdade e o amor, que é o mandamento maior de Jesus”. Dom João ainda falou que, diante da pressa do mundo e da velocidade dos meios, tenhamos calma para discernir, evitando disseminar notícias falsas que possam gerar discriminação e violência. Devemos promover a paz! Encerrando, o arcebispo enfatizou, “Se não ouvimos bem, fazemos o mal. Temos a chance de discernir. O Espírito nos ajuda a discernir, mas Ele pede de nós: escutai”.

Ao final da celebração, a equipe do Vicariato para Comunicação distribuiu bótons aos comunicadores presentes, como lembrança permanente do tema.
Talita Salgado