>
>
Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael

Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael

Na quinta-feira, 29 de setembro, celebramos a Festa dos Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. Padre Rodrigo de Castro, reitor

Na quinta-feira, 29 de setembro, celebramos a Festa dos Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. Padre Rodrigo de Castro, reitor do Santuário-Basílica Sagrada Família, explica que existe diferença entre anjos e arcanjos. “Todos são seres criados por Deus e criados por Deus para a satisfação humana. Porém, os arcanjos são aqueles principais anjos. Todos são mensageiros de Deus,” ressalta o sacerdote. Pela nossa fé e pela revelação bíblica sabemos de sete arcanjos, mas só temos a graça de saber o nome de três, que têm uma grande missão em nossa vida. 

 

Anjos são criaturas de Deus, puramente espirituais, que têm inteligência e vontade. Não são corporais nem mortais e normalmente não são visíveis. Vivem constantemente na presença de Deus e transmitem aos seres humanos a vontade de Deus e a Sua proteção (Youcat, n. 54).

 

Miguel, o libertador 

São Miguel, aquele que age como Deus na história de cada um de nós. Valoroso, forte e defensor, sempre nos libertando de toda a maldade do inimigo. 

 

“Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou, juntamente com os seus anjos, mas foi derrotado; e eles perderam seu lugar no céu” (Apocalipse 12,7-8).

 

Rafael, o que cura 

São Rafael, o arcanjo que cura. O arcanjo que traz para nossa vida a grande graça de sermos pessoas totalmente restauradas e curadas para vivermos o amor que Deus tem para todos nós. Conheça um pouco mais sobre a história do arcanjo Rafael no livro de Tobias. 

 

“Tobias saiu à procura de alguém que pudesse ir com ele até a Média, e fosse conhecedor do caminho. Logo encontrou, de pé, à sua frente, o anjo Rafael, mas não sabia que era um anjo de Deus” (Tobias 5,4).

Gabriel, o mensageiro 

São Gabriel, o mensageiro. Aquele que sempre esteve pronto para dar boas notícias, ajudando-nos a compreender todo o plano da salvação. O arcanjo Gabriel é citado no Antigo e no Novo Testamento em vários momentos. É um “mensageiro por excelência”, descreve o site do Vatican News. Por isso, foi declarado, em abril de 1951, por Pio XII, como Padroeiro das Comunicações e da Rádio Vaticano.

 

“Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. a virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo’” (Lucas 1,26-28).

 

Pela intercessão dos Santos Arcanjos, reze: 

“Pelos Arcanjos pedimos a proteção da nossa Igreja, das nossas famílias, nosso trabalho e saúde. Onde houver o mal, defendei-nos e protegei-nos, ao mesmo tempo nos ilumine contra toda a tentação do demônio. Sede nossos companheiros e amigos na caminhada rumo ao Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!”

 

Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, rogai por nós!

 

Gabriela Rodrigues 

Fontes: Canção Nova e Vatican News
Referências Bíblicas tiradas da Bíblia Sagrada – Tradução da CNBB 

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo