>
>
São Francisco de Sales

São Francisco de Sales

O homem que doou a sua vida por amor e para o amor

Para celebrar os 400 anos do falecimento de São Francisco de Sales, o Santo Padre, o Papa Francisco, lançou, no dia 28 de dezembro, uma Carta Apostólica intitulada “Totum Amoris Est” que, traduzido para o português, significa “Tudo pertence ao amor”.

 

Na carta, o Santo Padre fala sobre vários aspectos da vida do santo que doou sua vida por amor e para o amor. O Papa Francisco divide o documento em sete partes, no qual destaca vários momentos em que Deus manifesta seu amor ao santo bispo de Genebra.

 

O primeiro aspecto que o Papa Francisco escolheu foi o “critério do amor”. Segundo o Pontífice, é através da experiência do amor que o reconhecemos como principal raiz da nossa vida espiritual. Por isso, devemos beber da tradição espiritual e compreender a importância de colocar esse desejo sempre à prova, através de um exercício contínuo de discernimento.

 

O segundo aspecto é a “aventura de se conhecer em Deus”, um dos aspectos mais atuais destacados pelo Papa Francisco. “Todos nós devemos nos conhecer em Deus, pois somos sua imagem e semelhança, mas o nosso conhecer em Deus deve ser em nossas obras, ações, gestos.” Além disso, Francisco nos apresenta duas dimensões, a primeira é a Vida Espiritual. Conforme o Papa, “é na oração humilde e perseverante, na abertura ao Espírito Santo, que se pode procurar e exprimir o Verbo de Deus”. A segunda dimensão é a Vida Eclesial. Aqui o Santo Padre fala de como deve ser a nossa caminhada como Igreja viva, membros de um só corpo, a Igreja fundada por Cristo. De acordo com Francisco, devemos nos sentir na Igreja e com ela e acabar com o pensamento do individualismo, pois o verdadeiro cristão elabora o seu pensamento na comunidade e com ela divide o pão do céu, que é a Palavra de Deus.

Os outros cinco aspectos da vida de São Francisco que o Papa destaca na Carta Apostólica são: “A caridade faz tudo pelos seus filhos”; “As interpelações de uma mudança de época”; “A brisa e as asas”; “A verdadeira devoção”; e “O êxtase da vida”.

 

São Francisco de Sales nos faz um convite importante para a nossa conversão. “Sair da preocupação excessiva conosco, com as estruturas, com a imagem social e nos questionar, antes de qualquer coisa, quais as necessidades espirituais das pessoas”. Esse convite é destacado também pelo Papa Francisco na carta.

 

Ao pedir a intercessão de São Franciso de Sales por todos nós, o Pontífice disse “Que a passagem do IV centenário do seu nascimento para o céu nos ajude a recordá-lo devotamente e que o Senhor, por sua intercessão, derrame abundantemente os dons do Espírito no caminho do santo povo fiel a Deus”.

 

 

A vida deSão Francisco de Sales

São Francisco de Sales nasceu na província de Savóia, em 1567. Pertencente à nobre família de Barões de Boisy, cresceu no castelo de Sales. Sua mãe, uma condessa, buscou formá-lo muito bem com os padres da Companhia de Jesus, onde, entre muitas disciplinas, também aprendeu várias línguas. Muito cedo, fez um voto de viver a castidade e buscar sempre a vontade do Senhor. Ao longo da história desse santo muito amado, é possível perceber o quanto ele buscou e o quanto encontrou o que Deus queria.

 

Em 18 de dezembro de 1593 foi ordenado sacerdote, aos 26 anos de idade. Foi um sacerdote que buscou a santidade não só para si, mas também para os outros.

 

No seu itinerário de pregações, de zelo apostólico e de evangelização, semeando a unidade e espalhando, com a ajuda da imprensa, a sã doutrina cristã, foi escolhido por Deus para o serviço do episcopado em Genebra. Em 1599, foi nomeado bispo coadjutor e, após três anos, passou a ser titular, com sede em Annecy, França. Um apóstolo do amor e da misericórdia, visitava paróquias, reorganizava mosteiros, conventos e dedicava-se à pregação e a catequeses para os fiéis.

 

São Francisco de Sales foi beatificado pelo Papa Alexandre VII em 8 de janeiro de 1661, em Roma. Ele é o padroeiro dos jornalistas. Por isso, a tradicional mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações, celebrado no Domingo da Ascenção do Senhor, é divulgada no dia 24 de janeiro, quando a Igreja comemora sua memória litúrgica.

 

Marcos Paulo Mota

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo