>
>
Saudação ao povo de Deus da Arquidiocese de Goiânia

Saudação ao povo de Deus da Arquidiocese de Goiânia

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!   Saudação fraterna ao Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva,

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

 

Saudação fraterna ao Arcebispo Metropolitano de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros Silva, a quem agradeço de coração a confiança, o apoio, a acolhida fraterna e cordial. Saúdo também ao Arcebispo emérito Dom Washington Cruz, CP e ao meu irmão na missão de Bispo Auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto.

 

Saudação cordial aos irmãos presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, aos seminaristas e aos fiéis leigos e leigas desta Igreja Particular. Parabéns aos religiosos e religiosas por este dia Mundial da vida consagrada!

 

Saúdo ainda, respeitosamente, aos irmãos em Cristo de outras denominações eclesiais e aos fiéis de outras Religiões não cristãs, bem como a todas as pessoas de boa vontade. Somos todos irmãos, como nos recorda o Papa Francisco!

 

Quero externar neste dia em que o Papa Francisco me nomeou Bispo Auxiliar desta Igreja Particular, a minha alegria e gratidão de poder, mais uma vez dizer sim a Deus, respondendo ao seu chamado a participar da plenitude do sacerdócio.

 

Nesta festa da Apresentação do Senhor, cujo Evangelho nos apresenta o momento em que Jesus é levado ao Templo e acolhido por Simeão, chama-nos atenção o fato do Evangelista Lucas não mencionar o sacrifício do resgate do primogênito. Lucas apenas menciona que José e Maria deviam oferecer em sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos. O silêncio quanto ao sacrifício do resgate aponta que toda a vida de Jesus foi consagrada ao Pai e assim viveu a doação total de sua vida, desde o início até o sacrifício na Cruz.

 

Neste sentido, ao ser eleito Bispo Auxiliar de Goiânia nesta festa da Apresentação do Senhor, renovo também a minha consagração a Deus ao responder sim ao chamado para a plenitude do sacerdócio. Assim, hoje também sou apresentado a Deus pela Igreja como servo e pastor, na configuração a Jesus o Bom Pastor, fazendo de minha vida doação e sacrifício em favor do povo de Deus, com amor de predileção pelos que mais necessitam das obras de misericórdia.

 

Diante do comunicado de minha nomeação episcopal, fui tomado pela emoção e pelo sentimento de consolação, misturado com o temor. Não o medo que nos impede de responder sim, mas o temor próprio dos relatos de teofania na Sagrada Escritura. Diante da grandeza do mistério que é a plenitude do sacerdócio, sinto o temor por reconhecer a minha pequenez e fragilidade humana ao tomar consciência de que participarei da plenitude do sacerdócio de Cristo e membro do Colégio dos Sucessores dos Apóstolos. Mistério de amor da parte de Deus que me conquistou para si.

 

Pois bem, no momento que recebi a comunicação do Sr. Núncio, lembrei-me logo das palavras que Dom Luciano Mendes me dirigiu, no retiro espiritual para a minha ordenação presbiteral, quando me disse: “não tenha medo de assumir a missão mais exigente que a Igreja lhe pedir”. Além disso, motivado ainda pela experiência do discipulado em João que é um convite a permanecer no amor de Cristo (Menéte in dilectione mea, Jo 15,9), dei o meu SIM, pois a certeza do amor de Cristo me faz livre para obedecer a Deus e a Igreja.

 

Enfim, desde o dia 22 de janeiro, quando recebi o comunicado de minha eleição episcopal, tenho rezado por toda a Arquidiocese de Goiânia, especialmente por Dom João Justino, Arcebispo Metropolitano, seu auxiliar Dom Levi Bonatto, por Dom Washington, Arcebispo Emérito, pelos ministros ordenados, religiosos, religiosas, seminaristas e pelos fiéis leigos e leigas, especialmente os que atuam diretamente nos trabalhos de evangelização.

 

Aproveito para pedir as orações de todos para esta nova missão que a Igreja me confia e rezem também pela minha conversão diária, pois sem essa não há perseverança com fidelidade. A nossa Senhora Auxiliadora, padroeira desta Arquidiocese, suplico o seu auxílio e sua intercessão em favor de meu ministério episcopal em Goiânia. Nossa Senhora auxiliadora ensinai-me a fazer tudo o que seu Filho nos disser. Abraço fraterno a todos!

 

Barbacena, 02 de fevereiro de 2024.

 

Monsenhor Danival Milagres Coelho 

Bispo Auxiliar eleito de Goiânia 

 

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo