Na celebração da Festa da Apresentação do Senhor no Templo, em 2 de fevereiro, Dom Washington Cruz ordenou o seminarista Saulo Ribeiro diácono para o serviço da Igreja. O bispo auxiliar Dom Levi Bonatto e muitos padres da Arquidiocese concelebraram. Houve também a participação de dezenas de diáconos transitórios e permanentes.
Dom Washington fez comentários sobre a Festa da Apresentação do Senhor, destacando-a como o anúncio da cruz. Ele explicou que a apresentação no templo responde ao cumprimento da lei de Moisés e que a ação de Nossa Senhora e São José nos ensina a “respeitar as leis e a cumprir todos os nossos deveres profissionais, cívicos e quaisquer outros, com naturalidade, pontualidade e rigor, sem nos desculparmos, sem nos dispensarmos”.

Sobre o ordinando, o arcebispo afirmou que a Igreja estava recebendo, com alegria e gratidão, um particularíssimo “dom da graça”. “Através do gesto da oração e da imposição das mãos, insiro o acólito Saulo Ribeiro no primeiro grau do sacramento da Ordem, o diaconado, que o configurará a Jesus Cristo, aquele que serve por amor. Aos ministros ordenados, e, portanto, também aos diáconos, compete um lugar e um serviço específicos e insubstituíveis na evangelização e transmissão da fé.” Continuando, Dom Washington disse a Saulo: “Você recebe hoje um dom e uma tarefa peculiares dentro do povo de Deus e a seu serviço. Em comunhão com o bispo e com o presbitério, você é constituído, na Igreja, sinal vivo de Jesus. É consagrado e enviado para o serviço da comunhão eclesial mediante o exercício do ministério da Palavra, da liturgia e da caridade”, esclareceu.
Após a homilia, seguiu-se o rito de ordenação e a Santa Missa, conforme o ordinário. O novo diácono foi cumprimentado no Centro Pastoral Dom Antonio (CPDA).
No fim da celebração, o arcebispo Dom Washington Cruz afirmou que os diáconos Saulo Ribeiro e Fênykis de Oliveira serão ordenados presbíteros ainda este ano.
Fúlvio Costa