>
>
Sede santos porque eu sou santo Lv 1144

Sede santos porque eu sou santo Lv 1144

Neste primeiro domingo de novembro celebramos a Solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus. Esta solenidade é celebrada

Neste primeiro domingo de novembro celebramos a Solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus. Esta solenidade é celebrada na Igreja no dia 1º de novembro, no entanto, no Brasil, ela é transferida para o domingo seguinte para facilitar a participação dos fiéis.

 

Esta solenidade está intimamente ligada ao Dia de Finados, pois, no dia 2 de novembro, a Igreja relembra os fiéis que estão no purgatório, na chamada Igreja padecente, ou seja, que já tem a certeza do céu, mas estão passando por um período de purificação para alcançar com dignidade a glória celeste. Já os santos celebrados no dia 1º de novembro são a parcela da Igreja chamada triunfante, tendo em vista que já estão na glória da presença de Deus.

 

Na Solenidade de Todos os Santos e Santas de Deus, a Igreja mais uma vez não olha para si, mas para o céu e lhe aspira. Ao celebrarmos essa solenidade lembramos primeiro dos nossos intercessores tão queridos que já nos precederam na glória eterna.

 

Recordamos com esta solenidade a nossa vocação à santidade, conforme explica Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, “como batizados e batizadas este é nosso primeiro chamado antes de qualquer vocação específica, a vocação à santidade. Pelo batismo somos incorporados ao corpo de Cristo que é a Igreja, a qual nos chama a sermos Sal da Terra e Luz do mundo”.

 

Celebrar todos os Santos de Deus é afirmar que esta é a festa da esperança, que nos recorda o objetivo da nossa vida. Assim, a Igreja dedica um dia especial a todos aqueles que se uniram com Cristo em sua glória. Todos os santos são os filhos de Deus que atingiram a meta da salvação. Eles vivem, na eternidade, aquela condição de bem-aventurança expressa por Jesus no discurso da Montanha, narrado no Evangelho de Mateus (5,1-12).

 

Em 2018, no dia 19 de março, na Festa de São José, o Papa Francisco presenteou os católicos de todo mundo com a Exortação Apostólica Gaudete et Exultate, que traduzido para o português significa (Alegrai-vos e exultai), na qual o Santo Padre trata com urgência a santidade no mundo.

 

Na exortação, mais precisamente no número 9, o Santo Padre diz que “a Santidade é o rosto mais lindo da Igreja” e nos questiona: “No mundo de hoje nós também podemos ser santos?”. O Papa não nos oferece a resposta, mas o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 2013, diz que “Os cristãos de qualquer estado ou ordem são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos somos chamados à santidade. Sede perfeitos como vosso Pai do céu é perfeito” (Mt 5,48).

 

No Dia de Todos os Santos deste ano, o Papa Francisco rezou o Angelus e disse que “a paz requer colaboração e paciência”. O Pontífice destacou que a vida de Jesus e dos santos mostra que a semente da paz, para crescer e dar frutos, deve primeiro morrer.

 

O Santo Padre alertou que as pessoas podem ter uma impressão enganosa do Dia de Todos os Santos, achando que se celebra os irmãos e irmãs que tiveram uma vida perfeita, sempre linear. Mas o Evangelho da solenidade desmente essa visão estereotipada, esta “santidade perfeita de imagem”.

 

“De fato, as bem-aventuranças de Jesus, que são a carteira de identidade dos santos, mostram totalmente o contrário: falam de uma vida contracorrente e revolucionária, os santos são verdadeiros revolucionários”, disse o Papa.

 

Marcos Paulo Mota

 

 

 

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo