O papa Francisco acolheu, na última quinta-feira (9), a renúncia de Dom Washington Cruz ao governo pastoral da Arquidiocese de Goiânia e nomeou o nosso novo arcebispo, Dom João Justino de Medeiros Silva, até então arcebispo de Montes Claros (MG). O comunicado oficial foi feito por Dom Washington Cruz, no auditório da Cúria Metropolitana, aos colaboradores da Cúria.

Mensagem ao povo da Arquidiocese de Goiânia
Em sua primeira mensagem ao povo da Arquidiocese de Goiânia, o arcebispo eleito falou como estava o seu coração e também de seu “sim” a Deus e à Igreja e mandou um abraço a cada fiel de todas as cidades da Arquidiocese. “Aceito esta nova missão renovando meu sim a Deus e à Igreja. Meu coração está sereno porque, mais uma vez, poderei dizer como o Senhor: ‘Eu estou no meio de vós como aquele que serve’ (Lc 22,27). Estou feliz porque fui novamente chamado ‘Para dar testemunho da luz’ (Jo 1,8b). Minha saudação vai para todas as famílias de cada cidade da Arquidiocese de Goiânia. Sei das muitas labutas de vocês. Sei, também, da fé que sustenta cada família, qual Igreja doméstica. Suas alegrias e suas dores não me são desconhecidas. Que meu pastoreio me proporcione estar em sintonia com suas aspirações. O Povo de Deus da Arquidiocese são todos vocês. Um abraço quero enviar a cada leigo e leiga, ciente de que vocês são a grande maioria do Povo de Deus. Vocês vivem a beleza do sacerdócio comum dos fiéis nas lides de cada dia. Em comunhão e na sinodalidade quero, com os presbíteros, meus cooperadores, e auxiliado pelos diáconos, viver meu ministério episcopal a serviço de vocês.”
Dom João saudou também Dom Washington Cruz, nosso agora administrador apostólico, e acolheu Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia. “Saúdo, com reverência, o querido irmão Dom Washington Cruz, a quem terei a honra de suceder no pastoreio da Igreja de Goiânia. Agradeço sua acolhida generosa e seu empenho fraterno de preparar minha chegada. Com certeza vou escutar muito de sua sabedoria e santidade. Acolho Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar e servidor amado dessa Igreja, com quem poderei contar tão de perto na missão que iniciarei.”
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua presidência, enviou felicitações a Dom João Justino pela sua nomeação como novo arcebispo da Arquidiocese de Goiânia. “Desejamos que Nossa Senhora Auxiliadora ilumine este seu novo ministério como arcebispo da Arquidiocese de Goiânia.” Enviou também agradecimentos a Dom Washington Cruz pelo seu pastoreio à frente da Diocese de São Luís de Montes Belos e na Arquidiocese de Goiânia. “Agradecemos a sua contribuição à Congregação Passionista, ao povo baiano, a quem serviu como presbítero, despertando-o para as Missões Populares e aos goianos, a quem serviu como pastor, primeiro em São Luís de Montes Belos e, depois, na capital do estado de Goiás, com destacado cuidado à formação dos padres, ao universo da educação e à ação social e caritativa da Igreja. Agradecemos também imensamente a sua contribuição à Igreja no Brasil, como bispo referencial da Juventude e como presidente do Regional Centro-Oeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.”
No próximo dia 16 de dezembro, Dom João Justino vem a Goiânia para uma apresentação oficial, onde terá um encontro com os padres e concederá uma entrevista coletiva.
Conheça o novo arcebispo
Dom João Justino de Medeiros Silva nasceu em Juiz de Fora, em 22 de dezembro de 1966, filho do casal Justino Emílio de Medeiros Silva e de Maria de Lourdes de Medeiros Silva. Concluiu os estudos de Filosofia (1985-1988) e Teologia (1988-1992) no Seminário Santo Antônio da Arquidiocese Metropolitana de Juiz de Fora. Possui bacharelado em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1988); bacharelado e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992-1993); licenciatura (1997) e doutorado (2003) em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Em 13 de dezembro de 1992, recebeu a ordenação sacerdotal, incardinando-se na mesma Arquidiocese, onde exerceu os seguintes cargos: vigário paroquial; pároco; coordenador pastoral regional; coordenador do Conselho Presbiteral; professor, vice-reitor e reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores; professor e coordenador do curso de Teologia; Vigário Episcopal para a Cultura, a Educação e a Juventude. Além disso, foi assessor, posteriormente, perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Episcopal Brasileira e secretário da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) da Regional Leste 2.

Em 21 de dezembro de 2011, foi eleito bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte e consagrado em 11 de fevereiro do ano seguinte.
Em 22 de fevereiro de 2017, foi nomeado arcebispo coadjutor de Montes Claros e se tornou arcebispo metropolitano, em 21 de novembro de 2018.
Na Conferência Episcopal Brasileira, é presidente da Comissão de Cultura e Educação e membro do Conselho Permanente.
Marcos Paulo Mota