O nosso arcebispo, Dom Washington Cruz, presidiu missa na Catedral Metropolitana, no dia 11, em intensão dos migrantes, cujo dia, em todo o Brasil, é celebrado de 18 a 25 de junho. A missa contou com a participação da equipe da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese, que é coordenada pela irmã scalabriniana Glória Dal Pozzo. Logo após a missa, o arcebispo destacou o papel desempenhado pela pastoral, no âmbito arquidiocesano, com atendimentos diários na Rodoviária Central de Goiânia, bem como na assistência e orientação para os migrantes conseguirem documentação e aprenderem o idioma português.
Ao todo, cerca de 500 pessoas são acompanhadas. Entre elas está Cristina Terán, 30 anos, venezuelana que mora em Goiânia há três anos. Aqui, ela vive da venda de doces no centro da capital. “É um trabalho de estar junto, de assistência e cuidado de suma importância, para nós migrantes, que a pastoral desenvolve”, disse em português arrastado. De Guiné Bissau, na África, Nilda Quenia da Silva, 29 anos, está em Goiânia há apenas três meses. Estudante de Enfermagem em uma instituição particular, a jovem destaca que o apoio da Pastoral dos Migrantes a tem ajudado a continuar no Brasil. “As irmãs nos apoiam muito e nos ajudam, seja material ou espiritualmente a continuarmos em busca de um futuro melhor aqui”, destacou. As dificuldades, porém, são imensas. Principalmente por estar longe de casa. “Já fiz alguns amigos aqui, mas o mais difícil, com certeza, é estar longe da família”, completou.
As celebrações por ocasião da Semana Nacional do Migrante continuam, no próximo dia 21 de junho, com missa a ser presidida por Dom Moacir Arantes, bispo auxiliar, às 15h, na Rodoviária Central, em frente à sala de atendimento da Pastoral.
Fúlvio Costa









