>
>
Semana Santa com o arcebispo Dom Washington Cruz

Semana Santa com o arcebispo Dom Washington Cruz

Celebrações da Semana Santa 2020
Foto da Catedral

Na Catedral, o Arcebispo Metropolitano, os Bispos Auxiliares, pároco e vigários paroquiais vão celebrar o Domingo de Ramos e as celebrações do Tríduo Pascal com transmissão pelos meios de comunicação (Facebook, Instagram e Youtube da Arquidiocese de Goiânia; Facebook e Instagram da Catedral Metropolitana de Goiânia e PUC TV).

 

Na Igreja Matriz de cada Paróquia sejam também realizadas pelo pároco e os vigários as celebrações do Domingo de Ramos e Tríduo Pascal, com o esforço de transmiti-las para que os fiéis participem em seus lares. Pode-se contar com o auxílio de um pequeno número de fiéis para a realização dos ritos (não se entenda aqui um privilégio de alguns participarem, mas uma necessidade para que os ritos sejam feitos de forma organizada e digna).

Confira abaixo os horários das celebrações na Catedral Metropolitana de Goiânia:

 

Quinta-feira Santa

Fica adiada a Celebração da Missa do Crisma com a bênção dos óleos e renovação das promessas sacerdotais para data a ser posteriormente comunicada.

 

Na Igreja Matriz das Paróquias seja realizada a celebração da Ceia do Senhor com a omissão (do já facultativo) rito do lava-pés. Omite-se, igualmente, ao término da missa, a procissão do Santíssimo Sacramento, a ser conservado no Sacrário.

 

O Exercício espiritual para este dia é a Adoração ao Santíssimo Sacramento (seja por algum meio de comunicação disponível) ou espiritualmente mediante a contemplação do mistério da Santíssima Eucaristia.

 

Lembramos que as Igrejas permanecem abertas para orações individuais.

 

Sexta-feira Santa

Na Igreja Matriz o Pároco e vigários celebrem a Paixão do Senhor, às 15 horas.

 

Os exercícios espirituais para este dia são: o jejum, a abstinência, a Via-Sacra e a Oração do Terço da Misericórdia, bem como um profundo exame de consciência, seguido de uma Verdadeira Contrição.

 

Domingo de Páscoa

A Vigília Pascal seja celebrada apenas na Igreja Matriz. Omitindo-se o acender do fogo e a procissão. Acende-se o Círio no início da Celebração e segue-se o precônio pascal (Exsultet) e a liturgia da palavra. Na liturgia batismal apenas se renovem as promessas batismais e, em seguida, a liturgia eucarística. '

 

As missas do Domingo de Páscoa sejam celebradas solenemente, mesmo na atual situação de exceção.

 

Um exercício espiritual recomendado é um ato de devoção mariana (a oração do Santo Rosário nos Mistérios Gloriosos e/ou a ladainha de Nossa Senhora), lembrando sua participação no Mistério da Redenção, apontando o triunfo de toda a humanidade, que aceitou o Divino Redentor.

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Artigos e Formação, Notícias, Notícias da Arquidiocese
Notícias, Notícias da Arquidiocese, Tribunal Eclesiástico

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo