>
>
Série: Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz

Série: Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz

Continuando a série de publicações sobre as Cartas Pastorais do nosso arcebispo Dom Washington Cruz, hoje trazemos aquela publicada em

Continuando a série de publicações sobre as Cartas Pastorais do nosso arcebispo Dom Washington Cruz, hoje trazemos aquela publicada em 2005: Dia do Senhor – a festa do Reino. Dom Washington publicou esta carta por ocasião da Quaresma daquele ano. “É tempo de conversão, quando somos chamados a reafirmar nossa crença no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e a viver em consequência disso. É com esse desejo de conversão que me dirijo a cada um e a todos em nossa Arquidiocese de Goiânia, com esta nova Carta da série Caminhos Pastorais, na qual venho buscando o diálogo com as pessoas e as comunidades que compõem esta nossa Igreja Particular”, destacou ele no início do documento.

O arcebispo faz, no texto, algumas orientações a respeito de como o povo de Deus deveria viver esse tempo forte de conversão. “Possamos viver em plenitude este tempo de reflexão e de misericórdia, vivendo a rica liturgia quaresmal e as práticas devocionais de penitência, inseridas na vida do povo ao longo da história…” (n. 2).

 

Dom Washington também dá prosseguimento à reflexão sobre a Eucaristia que fez na Carta anterior: Eucaristia – escola de amor ao próximo. Ao falar sobre o Domingo, o Dia do Senhor, o arcebispo enfatiza que a Eucaristia é o centro para todos nós, seguidores de Cristo, e lembra algumas recomendações feitas no Concílio Vaticano II, na Constituição Sacrosanctum Concilium, sobre esse dia sagrado. “Nesse dia os cristãos devem se reunir para ouvir a Palavra de Deus e participar da Eucaristia, recordando a Paixão, Ressurreição e Glória de Jesus, afirma que ‘o domingo é um dia de festa primordial que deve ser lembrado e inculcado à piedade dos fiéis, de modo que seja também um dia de alegria e descanso do trabalho’”. Ainda sobre o Domingo, ele exorta que esse dia jamais deve perder sua importância e sentido na vida cristã. “Essa compreensão do Domingo deve ser buscada com muito empenho no tempo em que vivemos, quando na vida urbana se vai pouco a pouco perdendo o sentido de festa, alegria e descanso do trabalho que deve caracterizar o Dia do Senhor.”

 

Ao longo da carta, que tem apenas 16 páginas, Dom Washington explica as características do Domingo, Dia do Senhor. São eles:

 

  • Dia de oração;
  • Dia de alegria;
  • Dia de comunhão;
  • Dia de libertação;
  • Dia de solidariedade e de paz;
  • Dia do Reino.
  •  

Para baixar a  Carta Pastoral Dia do Senhor – a festa do Reino, clique aqui

 

Fúlvio Costa

 

 

1ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz : A evangelização na Arquidiocese de Goiânia
 

 2ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Igreja – casa e escola de comunhão
 

3ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Igreja em Goiânia
 

4ª Matéria da Série Cartas Pastorais do Dom Washington Cruz: Eucaristia: escola de amor ao próximo

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo