>
>
Série Oração do Cristão

Série Oração do Cristão

Oração vocacional: oração ao Senhor da messe

A messe é grande e os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie trabalhadores para sua messe(Mt 9,38)

 

Ao escutar este apelo do próprio Cristo Jesus, ao ver aquela multidão cansada e abatida como ovelha sem pastor (cf. Mt 9,36), sentimo-nos todos no dever de cumpri-lo. Dessa forma, esse apelo é uma ordem que deve perdurar até os nossos tempos. Diante disso, compreende-se a urgência da missão, que tanto necessita de novos discípulos para trabalhar na messe do Senhor.

 

Em obediência a essa ordem de Cristo, a Igreja no Brasil a cada ano, no mês de agosto, intensifica as orações pelas vocações: ao ministério ordenado, à vida religiosa, à vida religiosa, matrimonial e laical. Assim, as dioceses, paróquias e comunidades se empenham em promover momentos de oração pelas vocações: hora santa vocacional, Santo Terço Mariano com meditações vocacionais, orações em grupo ou individuais. Com isso, toda a Igreja estará cumprindo o apelo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Neste mês de agosto que vamos iniciar, mais uma vez, este apelo se faz tão urgente e necessário: “pedi ao Senhor da messe trabalhadores…”. Por isso, precisamos nos esforçar para cumprir essa missão de rezar pelas vocações e também a cada um de nós de podermos responder e corresponder a este chamado de amor que Deus fez a cada um. Para que em nossas orações saibamos pedir a Deus o discernimento para descobrir ou viver melhor a nossa vocação.

 

Atender ao apelo de Cristo para pedir vocações é entrar num caminho de diálogo amoroso com o nosso Deus, ou seja, ter vida de oração. A oração é um dos elementos indispensáveis para o discernimento vocacional, juntamente com um acompanhamento vocacional. Nesse caminho de vida de oração, Deus fala a nós e respondemos a Ele. Portanto, saibamos cultivar uma vida de intensa oração para descobrir, ou melhor, viver a vocação a que o Senhor Jesus nos chama diariamente.

 

Por isso, diante desse apelo de Cristo, somos todos convidados a rezar diariamente, pedindo santas e numerosas vocações para o serviço de toda a Santa Igreja. Uma oração bastante rezada em nossa Arquidiocese é de autoria do papa São Paulo VI, grande incentivador da temática vocacional. Foi ele que, em 1964, instituiu o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado até hoje no quarto domingo da Páscoa (Domingo do Bom Pastor).

 

Jesus, mestre divino, que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.

 

Jesus é quem tem a iniciativa, é Ele quem chama a segui-lo ao passar em nossa vida, seja onde estivermos, assim como fez com os seus Apóstolos. Por isso, esse convite é repetido constantemente. Diante da resposta que se precisa dar a Cristo, é preciso ter coragem e fortaleza para que saibamos ser fiéis e perseverantes em corresponder a esse chamado de amor. Dessa forma, saberemos servir a Deus e aos irmãos com verdadeira caridade para o bem de todos eles.

 

Portanto, neste mês de agosto, mês vocacional, esforcemo-nos mais nas nossas orações, rezando em prol de todas as vocações.

 

Nossa Senhora, Mãe e Rainha das vocações, rogai por nós!

 

Pe. Diêmersom Bento

 

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo