“A messe é grande e os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie trabalhadores para sua messe” (Mt 9,38)
Ao escutar este apelo do próprio Cristo Jesus, ao ver aquela multidão cansada e abatida como ovelha sem pastor (cf. Mt 9,36), sentimo-nos todos no dever de cumpri-lo. Dessa forma, esse apelo é uma ordem que deve perdurar até os nossos tempos. Diante disso, compreende-se a urgência da missão, que tanto necessita de novos discípulos para trabalhar na messe do Senhor.
Em obediência a essa ordem de Cristo, a Igreja no Brasil a cada ano, no mês de agosto, intensifica as orações pelas vocações: ao ministério ordenado, à vida religiosa, à vida religiosa, matrimonial e laical. Assim, as dioceses, paróquias e comunidades se empenham em promover momentos de oração pelas vocações: hora santa vocacional, Santo Terço Mariano com meditações vocacionais, orações em grupo ou individuais. Com isso, toda a Igreja estará cumprindo o apelo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Neste mês de agosto que vamos iniciar, mais uma vez, este apelo se faz tão urgente e necessário: “pedi ao Senhor da messe trabalhadores…”. Por isso, precisamos nos esforçar para cumprir essa missão de rezar pelas vocações e também a cada um de nós de podermos responder e corresponder a este chamado de amor que Deus fez a cada um. Para que em nossas orações saibamos pedir a Deus o discernimento para descobrir ou viver melhor a nossa vocação.
Atender ao apelo de Cristo para pedir vocações é entrar num caminho de diálogo amoroso com o nosso Deus, ou seja, ter vida de oração. A oração é um dos elementos indispensáveis para o discernimento vocacional, juntamente com um acompanhamento vocacional. Nesse caminho de vida de oração, Deus fala a nós e respondemos a Ele. Portanto, saibamos cultivar uma vida de intensa oração para descobrir, ou melhor, viver a vocação a que o Senhor Jesus nos chama diariamente.
Por isso, diante desse apelo de Cristo, somos todos convidados a rezar diariamente, pedindo santas e numerosas vocações para o serviço de toda a Santa Igreja. Uma oração bastante rezada em nossa Arquidiocese é de autoria do papa São Paulo VI, grande incentivador da temática vocacional. Foi ele que, em 1964, instituiu o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado até hoje no quarto domingo da Páscoa (Domingo do Bom Pastor).
Jesus, mestre divino, que chamastes os apóstolos para vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas, dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.
Jesus é quem tem a iniciativa, é Ele quem chama a segui-lo ao passar em nossa vida, seja onde estivermos, assim como fez com os seus Apóstolos. Por isso, esse convite é repetido constantemente. Diante da resposta que se precisa dar a Cristo, é preciso ter coragem e fortaleza para que saibamos ser fiéis e perseverantes em corresponder a esse chamado de amor. Dessa forma, saberemos servir a Deus e aos irmãos com verdadeira caridade para o bem de todos eles.
Portanto, neste mês de agosto, mês vocacional, esforcemo-nos mais nas nossas orações, rezando em prol de todas as vocações.
Nossa Senhora, Mãe e Rainha das vocações, rogai por nós!
Pe. Diêmersom Bento
Confira aqui as orações anteriores:
1º – Pai Nosso, a oração do senhor
2º- Ave-Maria, a oração de exultação e súplica
3º – Salve Rainha: a oração de quem confia sua vida à proteção da Virgem Maria
4º – Eu creio: a profissão de fé cristã
5º – Santo Anjo do Senhor, companheiro de todo tempo
6º – “À vossa proteção”: a oração mariana mais antiga
7º – “Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz” A oração simples
8º – Como “coisa e propriedade” Vossa!
9º – Pelo sinal da Santa Cruz: Livra-nos do mal
10º – Ave Regina Caelorum: Oração, poesia e canção
11º – Ato de Contrição: Dor da alma e abominação do pecado
12º –Tão Sublime Sacramento: libertando o cristão da escravidão do pecado
13º – A oração do Regina Caeli
14º- Oração a São José dormindo
15º- Se Tu Queres, Jesus, Eu Também Quero”: “A oração que se tornou um ideal de vida”
16º- Tantum ergo Sacramentum: Hino do Sacramento do Amor
18º- Oração a São Miguel Arcanjo: defendei-nos no combate!
19º- Oração pela Família