>
>
Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

A vida é a melhor escolha
Foto da Catedral

Desde 2014 é celebrado em todo o território nacional o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. Neste ano, a campanha, organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, tem o lema “A vida é a melhor escolha!”. O dia 10 de setembro também é reconhecido, oficialmente, como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano.

 

Durante todo o mês de setembro, a Associação Brasileira de Psiquiatria realiza ações para conscientizar sobre o tema. “Precisamos orientar para conscientizar, prevenir e no mês de setembro concentramos os nossos esforços e vamos para a prevenção efetiva do suicídio”, explica o presidente da ABP, Dr. Antônio Geraldo da Silva. Segundo ele, a morte por suicídio “é uma emergência médica e pode ser evitada através do tratamento adequado do transtorno mental da base”.

 

Apesar de o número de suicídios estar reduzindo em todo o mundo, nos países da América os índices não param de crescer. O aumento foi de 17% no período de 2000 a 2019, segundo o relatório “Suicide worldwide in 2019” com as estimativas da Organização Mundial de Saúde – OMS. O relatório mostra ainda que “o suicídio está entre as principais causas de morte em todo o mundo”, pois acontece mais mortes por suicídio do que por “malária, HIV/AIDS, câncer de mama ou guerra e homicídio”.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, “são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois, com isso, estima-se mais de um milhão de casos”. Uma pesquisa intitulada “Violência autoprovocada na infância e na adolescência”, promovida pela Fiocruz, mostrou que, no período de 2011 a 2014, o suicídio foi a segunda principal causa de morte entre os jovens com idade entre 15 a 29 anos.

 

No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas morrem por dia. Há 10 anos, em 2012, o número chegou a 11.821 mortes, sendo 9.198 homens e 2.623 mulheres. Conforme dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM, entre os anos de 2010 e 2019, o estado de Goiás atingiu taxas de mortalidade por suicídio maiores do que a média nacional. Em 2020, o estado ocupou 5º lugar no ranking de óbitos por suicídio no país.

 

 

Mitos sobre o suicídio

  • Cometer suicídio é uma decisão individual? NÃO. Quase sempre a pessoa está passando por uma doença mental que altera a sua percepção da realidade e interfere em seu livre arbítrio.
     
  • O risco de suicídio é para o resto da vida? NÃO. O risco de suicídio pode ser tratado de modo eficaz e, após o tratamento, a pessoa não estará mais em risco.
     
  • Quem ameaça se matar não cometerá suicídio? NÃO. A maioria das pessoas fala ou dá sinais sobre suas ideias de morte.
     
  • Uma pessoa que pensou uma vez em suicidar-se pode não ter mais problemas? NÃO. Se alguém pensava em suicidar-se e, de repente, parece tranquilo, não significa que o problema passou.
     
  • Os sinais de melhora significam que a pessoa está fora de perigo? NÃO. Um dos períodos mais perigosos é quando a pessoa está melhorando da crise.
     
  • Falar de suicídio pode aumentar o risco? NÃO. Pelo contrário, falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a angústia que os pensamentos sobre suicídio trazem.
     
  • É proibido que os meios de comunicação abordem o tema suicídio? NÃO. A mídia deve tratar desse importante assunto de saúde pública e abordá-lo de forma adequada. É fundamental que a população tenha informações sobre o problema.

 

 

 

 

Para mais informações, acesse: www.setembroamarelo.com
Fonte: Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Suicídio: informando para prevenir. Brasília: Conselho Federal de Medicina, 2014.

 

Larissa Costa

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Artigos e Formação, Notícias, Notícias da Arquidiocese
Notícias, Notícias da Arquidiocese, Tribunal Eclesiástico

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo