>
>
Sexta-feira da 28º Domingo do Tempo Comum

Sexta-feira da 28º Domingo do Tempo Comum

Caríssima irmã, caríssimo irmão. Hoje é dia 18 de outubro e a Igreja celebra a festa de São Lucas, evangelista.

Caríssima irmã, caríssimo irmão. Hoje é dia 18 de outubro e a Igreja celebra a festa de São Lucas, evangelista. Para esta festa, os livros litúrgicos da Igreja oferecem leituras e orações próprias. A São Lucas é atribuída a autoria de um dos evangelhos e do livro dos Atos dos Apóstolos. O apóstolo São Paulo chama Lucas de “amado médico” e companheiro de suas viagens missionárias. Também seu consolador quando esteve na prisão.

 

Do evangelho de São Lucas destacam-se o cuidadoso relato da anunciação e da infância de Jesus. Por ser o evangelista que mais tem referências a Maria é chamado de iconógrafo da Virgem Maria. Registra diversas vezes Jesus em oração. E, também, ganha destaque em seu evangelho a misericórdia, sendo ele o único a registrar a parábola do Filho Pródigo. No livro dos Atos dos Apóstolos relata o evento de Pentecostes, de grande importância para a compreensão do dom do Espírito Santo. Também descreve as primeiras comunidades cristãs como perseverantes no ensino dos apóstolos, na caridade fraterna, na fração do pão e na oração. Por ser reconhecido como médico, hoje se celebra, também o dia desses profissionais. Que São Lucas interceda pelos médicos e médicas.

 

Então, para a festa de hoje, escutamos um trecho da segunda carta de São Paulo a Timóteo, onde se encontra uma referência a São Lucas. Tudo indica que São Lucas acompanhou o apóstolo Paulo em seus últimos dias. O texto de São Paulo está inserido no final da sua segunda carta a Timóteo, quando ele faz suas últimas recomendações e despedidas. Ouça o texto que precede aquele hoje proclamado e que nos ajuda a compreender o contexto da despedida de Paulo: “Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia…”.

 

É neste contexto que São Paulo continua e fala dos que o abandonaram, ressaltando que somente Lucas permanecia com ele. Escute: “Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. Mandei Tíquico a Éfeso.” Na sequência, não obstante ter anunciado que sua morte se aproximava, pede sua capa e pergaminhos deixados em Trôade. Faz uma dura referência a Alexandre, o ferreiro, e lamenta que ninguém o assistiu quando de sua defesa. Escute novamente:

 

“Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta.” E conclui expressando sua confiança naquele que verdadeiramente esteve ao seu lado: “Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.” Considerando a presença de São Lucas junto a São Paulo, peçamos a graça de ser presença edificante junto daqueles que necessitam de nós.

 

 

+ Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo