>
>
Sinais do Amor do Pai Eterno

Sinais do Amor do Pai Eterno

Neste domingo, a Igreja dá início à Semana Nacional da Família. Dediquei a minha última reflexão à importância da família

Neste domingo, a Igreja dá início à Semana Nacional da Família. Dediquei a minha última reflexão à importância da família para cada pessoa e para sociedade. Como afirmei, a família nasce da íntima comunhão de vida e de amor fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher e é por meio dessa comunhão de vida e de amor um pelo outro, que eles se tornam pai e mãe. O início desta semana dedicada à família coincide com o Dia dos Pais, por isso, gostaria de refletir, particularmente, sobre esses que com suas esposas-mães constituem o fundamento humano de cada família.

 

Quando chamamos alguém de “pai” dizemos que ele tem um “filho”, que ele é, por geração, origem de outra pessoa. Em relação a Deus, como nos foi legado por Jesus mesmo, a Pessoa que é a fonte e origem de outra Pessoa divina, é chamada “Pai”, e a Pessoa gerada é chamada “Filho”. O homem é imagem e semelhança de Deus e, portanto, deveria, de algum modo, refletir em si mesmo o Criador. Podemos, então, por analogia, afirmar que cada homem-pai, que é origem do seu filho, deveria ser manifestação da paternidade divina, deveria refletir em si mesmo e nas suas ações aquele modo de ser e de agir de Deus, que é Pai.

 

Ao gerar o filho, o pai lhe dá a vida. No sentido biológico, isso se verifica em termos estritos. Em termos vivenciais, o pai dá a vida ao filho pois o traz ao mundo e permite que ele se desenvolva em direção ao seu completo amadurecimento. Por isso, a geração de um filho exige que o pai continue gerando-o na vida, de modo a conduzi-lo à plenitude dela. Sendo Deus a plenitude da vida, então o amor do pai manifesta-se, em primeiro lugar, quando ele conduz o filho a Deus pela transmissão da fé e o coloca nos caminhos do Senhor. Assim, o amor de um pai que dá a vida ao filho deve ultrapassar os elementos naturais, que se referem à vida biológica, projetando-se na direção da vida plena com o Senhor, na eternidade feliz.

 

Em segundo lugar, o pai deveria ser reflexo do amor divino. Deus é amor (Cf. 1Jo 4,16) e age de modo amoroso em relação a todos os seus filhos, a começar pelo Seu Filho muito amado, Jesus (Cf. Mt 3,17). Esse amor se concretiza de formas distintas em cada tempo e lugar, segundo a necessidade do próprio filho. Educar, corrigir, apoiar, manifestar afetos, independentemente do que se faz, o que deveria estar sempre presente é a razão do agir: amar como o Pai Eterno.

 

O amor do Pai, nós o conhecemos através de Jesus, particularmente no mistério da Sua paixão, morte e ressurreição. Por isso, um pai deveria estar pronto a dar a vida pela família e pelos filhos. Isso se torna concreto na labuta diária para sustentar a família, na fidelidade e no amor à sua esposa, que cria no lar o ambiente de amor-comunhão favorável para o nascimento e crescimento dos filhos, na disponibilidade de estar com os filhos e protegê-los não só dos perigos materiais, mas também dos contravalores que ameaçam a verdadeira educação e a amizade com Cristo. Enfim, na oferta gratuita de amor que se revela no desgaste quotidiano em favor da família.

 

Pais, obrigado por tudo que fizeram por nós e por nos terem dado a vida. Vocês são um verdadeiro dom de Deus para nós, seus filhos. Precisamos de vocês, do seu amor, da sua paternidade. Precisamos que estejam à frente de nossas famílias indicando-nos o caminho do Senhor. Precisamos que sejam para nós sinais do amor do Pai Eterno.

 

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo