>
>
Sinodalidade, Escuta e Comunicação

Sinodalidade, Escuta e Comunicação

O mês de outubro, marcado pela oração e reflexão sobre as missões, ganhou uma tônica especial neste ano de 2021,

O mês de outubro, marcado pela oração e reflexão sobre as missões, ganhou uma tônica especial neste ano de 2021, com a abertura do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade. Tanto a celebração em nível universal, presidida pelo papa Francisco, no fim de semana de 10 de outubro, quanto as celebrações em nível diocesano no dia 17 de outubro, mostram a vitalidade da Igreja e a disposição para atender ao apelo do papa Francisco: por uma igreja sinodal − comunhão, participação e missão.

 

Sinodalidade deverá ser a cantilena no discurso eclesial pelos próximos dois anos e que ela seja também a práxis, por aquilo que se delineia a partir do Sínodo dos Bispos. A Comissão Teológica Internacional afirma que “sínodo é uma palavra antiga e venerada na Tradição da Igreja, cujo significado recorda os conteúdos mais profundos da Revelação. […] Indica o caminho que os membros do Povo de Deus percorrem juntos”.

 

É de extrema importância que todos – todos, sem exceção – sintam-se parte neste processo. Por isso, a Pastoral da Comunicação deve privilegiar a produção de conteúdo voltado para explicar o que é sínodo, quem pode participar, como participar e dar ampla visibilidade a cada etapa. Seja por meio de matérias nos sites, podcasts, pequenos vídeos e cards para redes sociais. Devemos usar da criatividade para tornar este caminho proveitoso.

 

Mas é válido recordar que a primeira fase sinodal é a da escuta. O fato de nos escutarmos uns aos outros, diz o Vade Mecum, é enriquecido pelo conhecimento mútuo e pela partilha de vida em conjunto. Pode ser muito útil partilhar uma atividade comum antes de começar a encontrar-se e a dialogar uns com os outros. Será uma bela oportunidade para redescobrirmos a escuta, esta dimensão perdida da comunicação. Creio que mais do que o “caminhar juntos”, a escuta é o ponto de encontro entre sinodalidade e comunicação.

 

Em tempos de falatório, a escuta é o caminho fecundo para a abertura ao Espírito Santo, para a abertura aos irmãos e para o próprio caminho sinodal. Não é o mundo escutar as autoridades religiosas. É um movimento, exigente, das autoridades escutarem o povo de Deus. A Igreja que abre seus ouvidos para escutar os anseios e clamores do povo. 

 

A questão fundamental do Sínodo é a seguinte: “Uma Igreja sinodal, ao anunciar o Evangelho, caminha em conjunto. Como é que este caminho em conjunto está acontecendo nas igrejas locais? Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso ‘caminhar juntos’?”

 

Para caminhar juntos é preciso escutar juntos e comunicar juntos. É a experiência da comunhão. Um exercício que deve começar agora.

 

 

 

Marcus Tullius
Filósofo e publicitário. Coordenador geral da Pascom Brasil, membro do Grupo de Reflexão em Comunicação da CNBB. Autor do livro Esperançar: a missão do agente da Pastoral da Comunicação, pela Editora Paulus.

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo