>
>
São Jerônimo e seu amor à Escritura

São Jerônimo e seu amor à Escritura

No dia 30 de setembro a Igreja celebra São Jerônimo. Nascido por volta de 345 em Estridão, atual Croácia, ele

No dia 30 de setembro a Igreja celebra São Jerônimo. Nascido por volta de 345 em Estridão, atual Croácia, ele apreciava a beleza dos textos clássicos latinos desde muito jovem, como disse o Papa Francisco na Carta Apostólica Scripturae Sacrae Affectus, para o XVI Centenário da morte de São Jerônimo.

 

Ordenado sacerdote em 379, Jerônimo dedicou-se aos estudos das línguas originais da Bíblia para melhor compreender as Escrituras. No ano 382, ele foi convocado pelo Papa Dâmaso a participar de um encontro em Roma. Apreciando suas qualidades, o Pontífice o escolheu como secretário pessoal e conselheiro. Mais tarde, convidou-o a traduzir os textos bíblicos para o latim. A primeira tradução da Bíblia para o latim recebeu o nome de Vulgata. Ainda hoje, esta tradução é o texto oficial da Igreja de língua latina.

 

Segundo o Papa Francisco, um traço peculiar da figura espiritual de São Jerônimo é o seu amor à Palavra de Deus transmitida à Igreja na Sagrada Escritura. “Se todos os Doutores da Igreja – e de forma particular os da primeira época cristã – extraíram explicitamente da Bíblia os conteúdos do seu ensinamento, Jerônimo fê-lo de maneira mais sistemática e, de certa forma, única.”

 

Cabe também a São Jerônimo o mérito de ter feito revisão e uma nova tradução da Escritura. Na Carta Apostólica, o Pontífice explica que “o ‘fruto mais doce da árdua sementeira’ que foi o estudo do grego e do hebraico, feito por Jerônimo, é a tradução do Antigo Testamento em latim a partir do original hebraico”.

 

Em 386, São Jerônimo foi viver em Belém, onde continuou as traduções bíblicas até falecer, em 420. A Igreja o declarou como padroeiro de todos os que se dedicam ao estudo das Escrituras. O Dia da Bíblia também foi fixado na data em que celebramos este santo.

 

Francisco intitula São Jerônimo de “Biblioteca de Cristo”. Uma biblioteca “perene que, passados dezesseis séculos, continua a ensinar-nos o que significa o amor de Cristo, um amor inseparável do encontro com a sua Palavra”, finaliza.

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo