>
>
São José, Patriarca da Santa Igreja

São José, Patriarca da Santa Igreja

Um belíssimo título outorgado a São José é o de Patriarca da Santa Igreja, pois, como ensina a Liturgia, a

Um belíssimo título outorgado a São José é o de Patriarca da Santa Igreja, pois, como ensina a Liturgia, a ele foram confiadas “as primícias da Igreja”. Com efeito, ao acolher Maria Santíssima, ele se entrega de corpo e alma à missão de proteger com zelo paterno a Igreja. Jesus, a Cabeça do corpo Místico, repousou em seus braços como terno menino, delicado e inocente.

 

Contemplando esse mistério com profunda interioridade e espírito profético, antes mesmo que Jesus revelasse ser o Redentor, São José já o discernia. E, enquanto pai de Jesus na terra, aceita a determinação do Pai Celeste com silêncio e resignação, disposto a, como Abraão, ver seu Filho sacrificado no altar da cruz, vítima do ódio dos pecadores.

 

Com isso, obteve no Céu um poder especial para interceder a favor da ação santificadora da Igreja, a qual se realiza mediante os Sacramentos. A cura das doenças do espírito, o perdão dos pecados, a santificação das almas e o progresso na vida espiritual constituem a missão da Igreja. Pois bem, o Patriarca de todos esses bens é São José, que intercede por cada um de nós com desvelo difícil de calcular.

 

Oração a São José pela Santa Igreja

Composição: papa Leão XIII (Fonte: Canção Nova)

 

A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos o vosso patrocínio.

Por esse laço sagrado de caridade, que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus conquistou com seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder.

Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; assim como outrora salvastes da morte a vida do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade.

Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo, e sustentados com vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança.

Assim seja. Amém.

 

(Livro: São José quem o conhece? Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP)

 

Diácono Amarildo Martins

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo