>
>
Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida Padroeira do Brasil
Foto da Catedral

Nos dias 18 a 23 de setembro, a Arquidiocese de Goiânia, em unidade, peregrinou pela 16ª vez ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Foi um bonito momento de comunhão entre os fiéis e manifestação de amor à Mãe Aparecida, que se expressa também em nossas comunidades, no próximo dia 12 de outubro, Solenidade da Padroeira do Brasil

 

Fé e devoção
A Igreja de Goiânia aos pés de Nossa Senhora Aparecida

 

No próximo sábado, 12 de outubro, a Igreja celebra a Solenidade da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A festa acontece semanas após a Arquidiocese de Goiânia concluir sua 16ª Romaria a Aparecida (SP), que aconteceu de 18 a 23 de setembro. Ainda imbuída da graça da Padroeira, a nossa Igreja particular convida o povo de Deus a fazer crescer esta bonita peregrinação que acontece todos os anos e expressa comunhão e devoção das nossas comunidades à Mãe de Deus.

Nas vésperas deste dia 12, o reitor do Santuário Sagrada Família e coordenador da Romaria Arquidiocesana, padre Rodrigo de Castro, nos convidou a rezar à Mãe Aparecida, pedindo suas graças. Ele destaca que, em nossas casas e na Igreja, devemos pedir as bênçãos de Nossa Senhora, pois ela está sempre a amparar seus filhos. É assim que devemos viver este dia da Padroeira. “Nossa Senhora Aparecida continua manifestando seu amor na vida de tantas pessoas. Como é bom ver o cuidado e o zelo da Mãe e como os devotos têm tido esse alcance da graça de Deus em suas vidas. No Santuário da Mãe, em Aparecida (SP), nós somos acolhidos, somos amados e nos sentimos amparados pela Virgem, mas ao celebrar este dia 12 em nossas comunidades, precisamos renovar nossas esperanças nesta feliz certeza dos céus, pois ela continua a interceder por nós e por nosso país que tanto precisa da sua graça”, afirmou.

Padre Rodrigo salientou que Deus continua falando conosco na vida e na história do nosso povo brasileiro e a romaria é ocasião propícia para escutar sua voz. Neste ano, a romaria teve a participação de mais de mil romeiros de 21 paróquias da Arquidiocese e algumas paróquias tiveram muita adesão de romeiros. Vários padres recém-chegados na Arquidiocese não conseguiram levar romeiros, mas foram por conta própria, atendendo, assim, ao pedido do nosso arcebispo Dom Washington Cruz. “É desejo do arcebispo que a romaria possa crescer com a participação dos fiéis da nossa Arquidiocese. Neste ano, conseguimos alcançar um número maior e todo o esforço do arcebispo é para que possamos aumentar ano após ano. Em 2019, tivemos muitas paróquias participando do espírito da romaria”, comentou.

Beleza da Romaria a Aparecida

Os belos momentos da Romaria a Aparecida são muitos, entre eles, padre Rodrigo destacou o encontro do romeiro com a imagem da Mãe Aparecida, o adentrar no Santuário Basílica da Padroeira do Brasil pela primeira vez e a devoção. Ele salienta também que a romaria possibilita momentos de dignidade para cada romeiro. “Há muitas alegrias por trás da romaria que só experimenta quem participa: como a dignidade do passeio, da vida comunitária, de estar em família, de estar em um bom hotel, de poder conhecer o mar, de viajar de avião, e isso é possível para as mais variadas classes sociais e faixas de idade.

 

Muitas crianças, jovens e idosos estiveram conosco; muitas pessoas que, às vezes, têm apenas esse momento para fazer uma viagem. Esse é o carinho da Igreja para com os idosos, para com aquele que talvez, por um motivo ou outro, a família não pode viajar, ter um lazer e a experiência de participar de uma romaria, e a Igreja dá essa oportunidade da experiência comunitária”, refletiu o padre.

 

Destaques da Romaria

18/09 – Início

Romeiros são enviados em Santa Missa presidida no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida de Goiânia.

 

19/09 – Percurso

Muitos momentos bonitos foram protagonizados pelos romeiros durante a Romaria a Aparecida (SP), como as longas conversas, as orações do terço, as paradas nas estradas para as refeições.

 

20/09 – Canção Nova

Uma das principais paradas foi em Cachoeira Paulista (SP), onde fica a sede da Comunidade Canção Nova. Foi um momento em que os romeiros aproveitaram para conhecer as dependências do lugar que acostumaram a ver pela televisão, para rezar e render graças a Deus pela romaria.

 

20/09 – Guaratinguetá

Terra de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, primeiro Santo brasileiro. Ali, os romeiros pediram cura das diversas enfermidades, levaram o óleo e as pílulas santas de Frei Galvão e visitaram diversos lugares em que viveu o santo, como a Catedral de Santo Antônio (Sé de Aparecida), monumento mais antigo de Guaratinguetá, em estilo barroco, construído em 1630, onde Frei Galvão foi batizado e celebrou sua primeira missa.

 

21/09 – Aparecida

Nosso arcebispo Dom Washington Cruz celebrou missa na manhã de sábado com os romeiros da Arquidiocese de Goiânia e com todos os romeiros vindos das mais diversas regiões do país. A Santa Missa foi transmitida pela Rede Aparecida, pela TV Pai Eterno e pela Rádio Difusora de Goiânia. “Lembro com carinho das palavras de São João Paulo II ao dizer que aqui pulsa o coração católico do Brasil, para aqui se voltam os anseios da fé e da piedade deste povo brasileiro. Aos pés da Virgem Mãe, apresentamos nossos pedidos e súplicas, certos de que serão apresentados ao Pai das Misericórdias”, disse o arcebispo, em sua homilia. Logo após, ele fez comentários sobre o evangelista Mateus, celebrado naquele dia.

 

22/09 – Campos do Jordão

Considerada um dos principais destinos de inverno do Brasil, os romeiros também visitaram Campos do Jordão, localizada na Serra da Mantiqueira, a 173 km da capital São Paulo. Os romeiros visitaram o Mosteiro de São João, das Monjas Beneditinas e os principais pontos turísticos da cidade. A maioria dos romeiros chegou em Goiânia no dia 23 de setembro.

 

Confira a programação do dia 12/10 nas paróquias que levam o título de Nossa Senhora Aparecida em nossa Arquidiocese:

 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Inhumas: 18h30 – Procissão/ 19h –Santa Missa
 

Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida – Aparecida de Goiânia: 18h – Procissão/ 19h – Missa Campal  
 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Balneário Meia Ponte: 18h – Procissão/ 19h – Santa Missa
 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – St. Campinas: 9h – Santa Missa Solene / 19h – Santa Missa e Coroação de Nossa Senhora
 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Conjunto Vera Cruz II: 17h – Procissão/ 18h – Santa Missa
 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges – Jardim América: 7h, 8h20, 10h e 11h30 – Santa Missa/ 14h – Ofício e Santo Terço/ 17h – Procissão e Santa Missa

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Conjunto Primavera: 18h – Procissão e Santa Missa
 

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Jardim das Oliveiras – Senador Canedo: 17h30 – Procissão/18h30 – Santa Missa

 

 

Fúlvio Costa

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias, Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Artigos e Formação, Notícias, Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo