>
>
Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora

Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora

Festa de Nossa Senhora Auxiliadora é realizada na Catedral de Goiânia

No dia 24 de maio, se comemora, no mundo, o dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira da Arquidiocese de Goiânia e da capital de Goiás. Neste dia, a Catedral Metropolitana realizou o encerramento da Festa da Padroeira. A Santa Missa foi celebrada pelo arcebispo da Arquidiocese, Dom João Justino, e concelebraram o bispo auxiliar, Dom Levi Bonatto, e o arcebispo emérito Dom Washington Cruz.

 

Não se sabe ao certo o motivo de a Santa ter sido escolhida como padroeira de Goiânia. Porém, sabe-se que Dona Gercina Borges era devota de Nossa Senhora Auxiliadora, então ela pediu ao esposo, Pedro Ludovico Teixeira, então governador do Estado de Goiás e também idealizador da cidade de Goiânia, que colocasse a santa como padroeira da nova cidade.

 

A história oficial conta que, na década de 1940, a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora foi trazida de São Paulo, emprestada, para participar do “Batismo Cultural” da nova cidade que seria a capital de Goiás. A imagem era conhecida como a “Imagem do Milagre” e, a pedido de Dom Emanuel, veio para Goiânia. A celebração da Inauguração Oficial da Cidade aconteceu na Praça Cívica no dia 5 de julho de 1942. Depois da festa, a imagem não foi devolvida e até hoje está na Catedral. Assim, um decreto da Câmara Municipal oficializou a Santa como padroeira da cidade, e o dia 24 de maio passou a ser feriado no município.

Peregrinação

Pela primeira vez, o Santuário-Basílica Sagrada Família realizou a Peregrinação em Honra a Nossa Senhora Auxiliadora. A iniciativa foi ideia do reitor do Santuário, padre Rodrigo de Castro Ferreira. Ele explicou que todos os dias se reza o rosário no Santuário de Adoração Perpétua, às 8h da manhã. Sendo assim, ele convidou os paroquianos para que, no dia de Nossa Senhora Auxiliadora, o rosário fosse rezado durante romaria até a Catedral de Goiânia. O objetivo da peregrinação foi de motivar as famílias a rezar pelo núcleo familiar e pela cidade de Goiânia. O reitor pretende transformar a ação em tradição.

Primeira celebração presencial pós-pandemia

A festa da padroeira voltou a ser presencial após dois anos de restrições sanitárias devido à pandemia da Covid-19. Esta também é a primeira vez que Dom João Justino participa da festividade em Goiânia. Segundo o arcebispo, a gratidão é um sentimento que tomou conta dele neste momento. Ele lembra que, embora a doença não tenha chegado ao fim, é uma alegria ver que conseguimos controlar o vírus e retomar as atividades paroquiais. “Hoje, de modo muito especial, podemos ver a nossa Catedral repleta de irmãos, em diversos horários das celebrações que aqui ocorreram, para louvar e bendizer a Deus pelo dom de Maria Auxiliadora”, disse ele.

 

Sueli Machado de Oliveira participa há muitos anos da Festa da Padroeira na Catedral de Goiânia e também é consagrada a Nossa Senhora. Ela falou que é uma alegria a volta das celebrações e das festas presenciais e que sempre reza para que Nossa Senhora interceda, a fim de que a pandemia cesse de vez e não volte. 

Há aproximadamente 23 anos, participando das atividades da Catedral Metropolitana de Goiânia, Luiz Carlos Gomes, falou que é uma grande bênção a volta da festa. Para ele, foram dois anos muito difíceis, e agora ver essa celebração tão linda é motivo de muita gratidão. “Hoje é um dia de feriado na capital goiana, mas para nós cristãos católicos, que acreditamos na nossa mãe, é muito mais que isso, é um dia abençoado”, diz.

 

Suzany Marques

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo