>
>
Subiu aos céus e está sentado à direita do Pai

Subiu aos céus e está sentado à direita do Pai

Queridos irmãos e irmãs,    Hoje a Igreja Católica celebra a Solenidade da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, que

Foto da Catedral

Queridos irmãos e irmãs,

 

 Hoje a Igreja Católica celebra a Solenidade da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, que acontece 40 dias após sua ressurreição no domingo de Páscoa. Hoje, a Igreja também celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Poderíamos nos perguntar: por que Jesus deixou seus discípulos 40 dias após sua ressurreição? Quarenta é um número significativo nas Escrituras. Se lermos o Antigo Testamento, veremos que Moisés subiu a montanha para estar com Deus por 40 dias em oração e jejum. Elias jejuou por 40 dias enquanto viajava no deserto para o monte de Deus, o Horeb. Após sua ressurreição, Jesus apareceu, por 40 dias, inúmeras vezes aos seus discípulos para assegurar-lhes que realmente havia ressuscitado e prepará-los para a tarefa de continuar a obra que ele iniciou durante seu ministério terrestre.

 

Depois desse tempo, o glorificado e ressuscitado, o Senhor e Salvador, subiu aos céus e está sentado à direita do Pai, como recitamos no Credo. Ele prometeu enviar aos discípulos o Espírito Santo que os ungiria com poder, assim como Jesus foi ungido para seu ministério no rio Jordão. A Ascensão de Nosso Senhor ao céu é a prova final para os discípulos de que Jesus vem do céu como lhes havia dito e está voltando para sentar-se à direita do Pai. Portanto, não havia razão para lamentar sua partida física de volta ao céu, pelo contrário, os discípulos voltaram para Jerusalém alegres porque, com Cristo, a natureza humana foi elevada à mais alta dignidade e do céu ele enviaria o Paráclito.

 

A Ascensão de Nosso Senhor ao céu foi um fim e um começo para seus discípulos e para a Igreja Católica por ele fundada. Embora fosse o fim da presença física de Jesus com seus amados discípulos neste mundo, também marcou o início da presença de Jesus com eles de uma nova maneira, a principal delas na Santíssima Eucaristia. O início desta presença de um novo modo coincide com o envio dos discípulos que, agora, fazem as vezes do Mestre na missão de anunciar o Evangelho.

 

No contexto desse envio dos discípulos e do mandato de comunicar a Palavra de Deus, também neste dia a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Essa comemoração foi instituída pelo papa São Paulo VI e comemorada pela primeira vez em 7 de maio de 1967. Em preparação para este dia, o papa Francisco escreve uma mensagem, assinada no dia 24 de janeiro, data da memória litúrgica de São Francisco de Sales, que é o padroeiro dos escritores, para permitir que as Conferências dos Bispos e as Dioceses se preparem para essa celebração.

 

O contexto da Solenidade da Ascenção do Senhor e do Dia Mundial das Comunicações Sociais é para nós ocasião de renovarmos nosso compromisso com o anúncio do Evangelho. Por isso, gostaria de exortar cada um a assumir essa importante tarefa, confiada a todos os discípulos de Jesus, sobretudo nos ambientes em que vivemos: em nossas famílias, na escola, na universidade, no trabalho. É lá onde nos encontramos pessoalmente com cada irmão que temos a melhor possibilidade de fazer o feliz anúncio da pessoa de Jesus e cooperar para que todos possam se encontrar com ele e descobrir nele o caminho da salvação e da felicidade em Deus.

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Artigos e Formação, Notícias, Notícias da Arquidiocese
Notícias, Notícias da Arquidiocese, Tribunal Eclesiástico

Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Notícias, Notícias da Arquidiocese

14 de maio de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo