>
>
Tão Sublime Sacramento!

Tão Sublime Sacramento!

Desde os tempos apostólicos até hoje, a Igreja não cessa de celebrar a Eucaristia, repetindo os gestos e as palavras

Desde os tempos apostólicos até hoje, a Igreja não cessa de celebrar a Eucaristia, repetindo os gestos e as palavras de Cristo, por Seu próprio mandato: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19). Nesta celebração, através das palavras ditas por Jesus na última ceia e que são repetidas pelo ministro ordenado, Cristo muda o pão e o vinho no Seu Corpo e Sangue, de modo que, após a consagração, os fiéis estão diante de Jesus realmente presente sobre o altar. A Eucaristia é, portanto, uma pessoa: Jesus. Por isso, como disse São João Paulo II, “a Igreja vive da Eucaristia” (João Paulo II, Ecclesia de Eucharistia,1), porque a Eucaristia é Cristo mesmo.

 

No próximo dia 20 de junho, teremos mais uma vez a alegria de celebrar a Solenidade do Corpo de Cristo – Corpus Christi –, que ocupa um lugar central no Ano Litúrgico.

 

A razão dessa centralidade é que nessa celebração a Igreja coloca em evidência o mistério da presença real de Jesus no Sacramento da Eucaristia, isto é, ela confessa com fé viva e apostólica que crê que neste Sacramento está Jesus, real e verdadeiramente presente, com o Seu Corpo e Sangue, alma a divindade.

 

Podemos dizer que a celebração tem dois momentos que merecem maior destaque. O primeiro deles é a Liturgia Eucarística, precedida pela Liturgia da Palavra. Os gestos e as palavras pronunciadas pelo celebrante, desde o ofertório até a comunhão dos fiéis, cujo sentido nos é dado pelas leituras proclamadas e explicadas na homilia, e que tem como ponto alto o momento da consagração, abrem o céu e fazem Jesus presente sobre o altar. Cristo mesmo desejou estar vivo e presente entre nós e, por meio da Sua Igreja, realizou esse desejo instituindo o Sacramento da Eucaristia. Por isso, Ele pode ser comungado e adorado.

 

O segundo momento é a procissão com o Santíssimo Sacramento. Depois da celebração da Santa Missa, e como continuação dela, tomaremos o ostensório com Jesus na Eucaristia e faremos a procissão ao redor da Praça Cívica. Este é o momento em que, como Igreja, queremos confessar a todos que moram em nossa Arquidiocese que cremos na ressurreição de Jesus e que Ele está vivo entre nós neste Sacramento. Nosso caminhar é o dos discípulos de Jesus que, como Tomé, rezam, cantam e confessam diante do Santíssimo Sacramento: “Meu Senhor e meu Deus” (Jo 20,28). Ao mesmo tempo, andaremos pelas ruas pedindo que Ele abençoe nossa Igreja Arquidiocesana, nossas famílias, a cada um de nós e todo o povo de nossa cidade.

 

No fim da procissão, concluiremos a celebração com a bênção com o Santíssimo Sacramento. Naquele momento, entoaremos todos juntos as palavras do antigo hino: “Tão sublime Sacramento”.

 

Convido todos a participarem desta solene celebração, para que juntos possamos rezar e cantar adorando Jesus vivo e presente entre nós.

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo