>
>
Todos os santos e santas de Deus numa só festa

Todos os santos e santas de Deus numa só festa

Iniciamos o mês de novembro com a Solenidade de Todos os Santos. Levantamos nosso olhar para a Igreja Celeste, para

Iniciamos o mês de novembro com a Solenidade de Todos os Santos. Levantamos nosso olhar para a Igreja Celeste, para uma multidão de homens e mulheres que procuraram viver com amor e fidelidade o Evangelho de Jesus Cristo. Nesta multidão de batizados e batizadas, estão não somente os que foram oficialmente reconhecidos, através do processo de canonização, mas todos aqueles e aquelas que, mesmo não conhecendo seus nomes e histórias, estão inscritos na glória de Deus, pelo testemunho de fé. É desta multidão que nos fala o livro do Apocalipse (Ap 7,9) “uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar”.

 

Se por longos séculos os santos e santas vieram em sua grande maioria das fileiras da vida religiosa ou presbiteral, o Concílio Vaticano II (1962-1965) lembrou que o chamado à santidade é para todo batizado e batizada, é a vocação de todo cristão e de toda cristã. Os documentos conciliares nos relembraram o que era a realidade no início do cristianismo, em que todos os membros da comunidade eram chamados de “santos”, como saúda São Paulo à comunidade de Corinto: “àqueles que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos, com todos os que em qualquer lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso” (1Cor 1,2).

 

A celebração da Solenidade de Todos os Santos é um convite a toda a Igreja para contemplar o exemplo dos santos e santas, para provocar em toda a comunidade de batizados o desejo de ser santo, de viver como bem-aventurado, como uma pessoa feliz por viver na intimidade com Deus. Esses homens e mulheres reconhecidos pela Igreja como santos, como modelos propostos a toda a comunidade, viveram felizes não porque não tiveram dificuldades ou problemas. Ao contrário, os santos e santas experimentaram os mais diferentes sofrimentos: doenças, perseguições, abandono, maledicências, calúnias, solidão e tantas outras cruzes, mas souberam perseverar na fé e testemunharam o Evangelho nestes momentos difíceis, “são os que vieram da grande tribulação” (Ap 7, 14).  O que levou São Gregório Magno a expressar que “todos os santos foram mártires ou pela espada ou pela paciência”.

 

Quando lemos sobre a vida dos santos ou sobre os relatos de milagres realizados por eles em vida ou pós-morte, encontramos homens e mulheres que, no ordinário da vida, souberam viver o extraordinário de Deus. Encontramos cristãos e cristãs que responderam ao chamado de Jesus, que o seguiram mesmo diante das cruzes, das dificuldades do caminho do discipulado. Cada jeito de ser santo foi moldado na cruz de Cristo.

 

Ao celebrarmos numa só festa todos os santos e santas de Deus, voltemos nosso coração para a vocação batismal, para o chamado à santidade. Possamos meditar sobre a vida de um santo ou uma santa a quem temos um carinho e uma devoção especial, não procurando o extraordinário, o grandioso, mas, sim, o pequeno, o frágil, o que há de mais humano neste santo ou nesta santa que se assemelha a mim e que me ajudará a percorrer também um itinerário de santidade.

 

Em meio a uma lista imensa de santos e santas, encontramos a Virgem Maria, Rainha de Todos os Santos. A Mãe dos discípulos e das discípulas de Jesus, a Mãe da Igreja, com sua maternal proteção e intercessão, tem sustentado o caminhar de todos aqueles e aquelas que desejam abraçar a santidade. Confiemo-nos sob sua proteção e peçamos à Rainha de Todos os Santos que nunca falte na Igreja esses faróis, esses luzeiros que indicam com alegria o caminho do céu.

 

Pe. Heverton Rodrigues de Oliveira, CSsR
Colaborador no Santuário-Basílica do Divino Pai Eterno.
Professor de “História da Igreja” no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (Ifiteg)

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo