A Arquidiocese de Goiânia ganhou três novos padres pela imposição das mãos e Oração Consecratória de Dom João Justino de Medeiros Silva, arcebispo metropolitano de Goiânia. Foram ordenados presbíteros para o serviço da Igreja os diáconos Magno Valim Macena, Manoel Rodrigues de Sousa Neto e Valdeir Gomes Neves.
A celebração aconteceu no Santuário-Basílica Sagrada Família no dia 1º de outubro. Concelebraram Dom Levi Bonatto, bispo auxiliar de Goiânia; Dom Washington Cruz, arcebispo emérito, e teve também a presença de grande parte dos padres da Arquidiocese.
Antes da homilia como manda o costume da Santa Igreja, os candidatos são apresentados ao bispo ordenante, o que foi feito pelo Pe. José Luiz da Silva, reitor do Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney. O reitor, ao apresentar os candidatos e pedir que o bispo os ordene, dá testemunho que eles foram considerados aptos a tal ministério.
Em sua homilia, Dom João Justino expressou seu sentimento de alegria e gratidão. “Sinto-me muito feliz e grato a Deus, pois, com pouco mais de sete meses como arcebispo de Goiânia, colho os frutos maduros de meu antecessor Dom Washington Cruz, que ordenou diáconos estes nossos irmãos, e hoje vou introduzi-los na ordem presbiteral.”
“Nossa vocação é a de servidores, não de senhores e muito menos de príncipes. Que Deus nos livre de assumir este ministério e de nos enchermos de vaidade e distanciarmos do que é mais importante, que é o serviço. Ao assumirem o presbiterado tenham sempre em vocês a diaconia. O diaconato passa, mas a diaconia deve permanecer”, disse Dom João Justino.
Ainda em sua homilia, o arcebispo falou sobre uma parte do Rito de Ordenação, mais precisamente no chamado Propósito do Eleito, em que o bispo pergunta: “‘Quereis, pois, desempenhar sempre a missão de sacerdote no grau de Presbítero, como fiel colaborador da Ordem Episcopal, apascentando o rebanho do Senhor, sob a direção do Espírito Santo?’ Peço a vocês que não seja somente uma resposta prevista no ritual, mas do fundo do coração de vocês, selando um compromisso com o Senhor que é o supremo pastor e que os sustentará na missão para a qual Ele os chamou”.
Primeiras Missas
Pe. Manoel Rodrigues de Sousa Neto
O primeiro dos neossacerdotes a celebrar a sua primeira missa foi o Pe. Manoel. A celebração aconteceu no Santuário-Basílica Sagrada Família, no dia 1º de outubro. Concelebraram os padres Magno Valim, Valdeir Gomes, Pedro Fleury, Divino Antônio, Fênykis de Oliveira e José Luiz da Silva. Coube ao reitor do Seminário fazer a homilia desta celebração.

Pe. Valdeir Gomes Neves
Padre Valdeir fez questão de presidir a sua primeira Missa na Paróquia Nossa Senhora Rainha do Povo, sua comunidade de origem. A celebração aconteceu na manhã do domingo, dia 2 de outubro, e contou com a participação de muitos fiéis. Coube ao padre Paulo Cézar de Oliveira proferir a homilia desta celebração. A celebração contou ainda com a presença dos padres José Luiz, Fênikys de Oliveira, Magno Valim e Mons. Lino Dalla Pozza.

Pe. Magno Valim Macena
A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Aparecida de Goiânia, onde o padre Magno já trabalhou como diácono foi a escolhida para que elae pudesse celebrar sua primeira missa. Os paroquianos lotaram a igreja. Acólitos, seminaristas e agentes das pastorais se fizeram presentes neste momento importante na vida do padre Magno.
Padre Magno fez questão que o padre Valdeir proferisse a homilia desta celebração, que aconteceu no dia 2 de outubro e contou com a presença dos padres Pedro Fleury, Fênykis de Oliveira e José Luiz da Silva, além do administrador paroquial, padre André Victor.

Marcos Paulo