>
>
Um canto de louvor a Deus

Um canto de louvor a Deus

Caros irmãos e irmãs,   A expressão “Salmos” faz referência ao instrumento musical de cordas, o saltério, geralmente utilizado para

Caros irmãos e irmãs,

 

A expressão “Salmos” faz referência ao instrumento musical de cordas, o saltério, geralmente utilizado para a sua entoação. Com o tempo, a palavra “Salmo” passou a corresponder a um canto executado com acompanhamento musical, simultaneamente como expressão da vida e da fé das comunidades. Os judeus os chamavam de tehilim, isto é, hinos sagrados e canções de louvor e adoração a Deus. Na Bíblia, os Salmos formam um conjunto de 150 textos, os quais, já por conta de sua estrutura poética, remontam ao seu uso como forma de oração por meio do canto.

 

A referência aos Salmos como cantos comunitários também pode ser notada a partir de alguns exemplos. Em muitos deles, o primeiro versículo indica o modo de entoação, o instrumento mais adequado para sua execução, a melodia a partir da qual poderia ser cantado. Vejamos o Salmo 4,1, que diz: “Ao maestro do coro. Com instrumentos de corda”. Ou o Salmo 5,1: “Ao maestro do coro. Com flautas”. Conforme testemunho do Papa Bento XVI, em seu livro Louvai a Deus com a arte, é possível afirmar que “a bíblia possui o seu próprio livro de cantos: o Saltério, que não somente é nascido da prática do canto e da música litúrgica, mas contém, na prática, na viva atuação de si, também os elementos essenciais de uma teoria da música pautada na fé e pela fé”.

 

Com sua força de expressão, os Salmos acompanharam a caminhada do povo escolhido desde seus primeiros passos no deserto, ecoando pela boca de Maria, José, Zacarias e, até mesmo, de Jesus, chegando também a nós como fonte privilegiada de oração. As primeiras comunidades cristãs, por exemplo, não possuíam outra referência para o seu canto, chegando até mesmo a proibir o uso de instrumentos musicais quando esses obstruíam a compreensão do que os Salmos tinham a comunicar. Do século VI em diante, embora outras formas de expressão da oração pelas vias da música começassem a se difundir no cristianismo, o livro dos Salmos continuou ocupando lugar privilegiado, especialmente na assembleia litúrgica. Sobre isso, recordando o lugar da Sagrada Escritura na Liturgia, o Concílio Vaticano II salienta a sua enorme importância: “é a ela que se vão buscar as leituras que se explicam na homilia e os Salmos para cantar; com o seu espírito e da sua inspiração nasceram as preces, as orações e os hinos litúrgicos” (SC, n. 24).

 

Não se pode, por isso, desprezar o papel dos Salmos como principal fonte para o canto litúrgico em nosso tempo, sobretudo em sua proclamação ao longo da Liturgia da Palavra, na Missa. Como as demais leituras e o Evangelho, constitui Palavra de Deus, utilizada como forma dialogal de oração. É Palavra que nos chega, herdada da tradição. É também palavra nossa, elevada aos céus como “hinos e cânticos espirituais” (cf. Ef 5,19). Como lembra Santo Agostinho em comentário ao Salmo 149, o convite ao “canto novo” também é dirigido a nós, em comunhão com todos os santos e santas que “exaltam a Deus com seus lábios, exultam em sua glória, são elevados para sua salvação, cantam o cântico novo, proferem o Aleluia com o coração, a boca, a vida”. Com o auxílio dos Salmos, sejamos também nós um canto de louvor a Deus.

 

Convido todos os fiéis a entoarmos em nossas liturgias, seja na Santa Missa ou no Ofício comunitário, os Salmos em louvor ao Senhor. Exorto, sobretudo os responsáveis do canto, a se esmerarem para que este canto seja, por sua beleza e simplicidade, expressão da nossa gratidão ao Senhor, ajudando, assim, nossa Igreja particular a não cessar de render a ele graças.

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo