>
>
Um tempo para vivermos como discípulos

Um tempo para vivermos como discípulos

Queridos irmãos e irmãs,   A liturgia da Igreja não é feita somente de grandes festas como os dias solenes

Queridos irmãos e irmãs,

 

A liturgia da Igreja não é feita somente de grandes festas como os dias solenes da Quaresma, aos quais se seguem os dias gloriosos da Páscoa. Em meio a todas essas festas está o “Tempo Comum”, que está longe de ser os longos dias que passamos esperando os dias mais importantes reaparecerem. A frase em latim usada para designar o tempo comum é “Tempus per Annum”, que se traduz literalmente como “estação através do ano”.

 

Com base na palavra raiz “comum”, este é um momento em que devemos ordenar nossa vida para Deus. As vestes verdes usadas durante este tempo litúrgico são o símbolo da esperança e da vitória, mas também da nova vida e do crescimento. Somos, portanto, chamados a crescer em nosso relacionamento com Deus. Por meio da liturgia, a Igreja nos fornece esse tempo no qual somos incentivados a considerar toda a vida de Jesus, seus ensinamentos, os sinais e milagres que ele realizou. Este é, portanto, um tempo de crescimento.

 

Recebemos muitas graças especiais durante as épocas do Advento, do Natal, da Quaresma e da Páscoa, e o Tempo Comum é o momento de colocarmos essas graças em ação. Nele, de modo particular, devemos buscar a Deus em nossa caminhada habitual da vida e de vivermos como cristãos, guardando e fortalecendo a vida recebida no Batismo, aprofundando nosso relacionamento como filhos de Deus, cumprindo nosso propósito de viver como cristãos até a sua vinda final.

 

Se quisermos amadurecer na vida cristã e aumentar a fé, devemos descer os grandes picos das montanhas da Páscoa e do Natal para “pastar” nos vastos prados verdejantes do Tempo Comum. Nele, somos convocados a uma atitude contemplativa, entrando mais profundamente no mistério de Cristo e absorvendo as verdades da fé cristã, para depois dar vida a essas lições na nossa vida quotidiana. Domingo após domingo, a Igreja dos Peregrinos marca sua jornada através desse Tempo, assim como ela prossegue através do tempo em direção à eternidade.

 

Aproveitemos, portanto, este tempo favorável para crescermos na oração e na união com Deus. Ao mesmo tempo, procuremos mais tenazmente viver em coerência com o Evangelho, adotando uma caridade operosa em favor de todos os irmãos que Deus nos deu.

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo