>
>
Vai, vende tudo o que tens e terás um tesouro no Céu

Vai, vende tudo o que tens e terás um tesouro no Céu

Queridos irmãos e irmãos,   Desde o último domingo, a Igreja no Brasil tem rezado e meditado sobre a vida

Queridos irmãos e irmãos,

 

Desde o último domingo, a Igreja no Brasil tem rezado e meditado sobre a vida consagrada, seguindo o itinerário do mês vocacional, há muitos anos vigente em nosso país. A vida consagrada é como uma árvore com muitos ramos. O Catecismo da Igreja Católica diz que o estado da vida consagrada se constitui por uma consagração “mais íntima” do cristão, que se radica no Batismo. Por meio dessa consagração, o fiel se dedica totalmente a Deus e se propõe, sob a moção do Espírito Santo, a seguir a Cristo mais de perto, a doar-se a Deus, amando-o acima de tudo, e a procurar alcançar a perfeição da caridade por meio do serviço aos irmãos (cf. parágrafo 916).

 

Na festa da Anunciação em 1996, o papa João Paulo II publicou uma Exortação Apostólica Pós-Sinodal denominada Vita Consecrata, isto é, “A Vida Consagrada”. Nesse belo documento, ele expressa assim a vocação à vida consagrada:

 

A vida consagrada, profundamente arreigada nos exemplos e ensinamentos de Cristo Senhor, é um dom de Deus Pai à sua Igreja, por meio do Espírito. Através da profissão dos conselhos evangélicos, os traços característicos de Jesus – virgem, pobre e obediente– adquirem uma típica e permanente “visibilidade” no meio do mundo, e o olhar dos fiéis é atraído para aquele mistério do Reino de Deus que já atua na história, mas aguarda a sua plena realização nos céus. Ao longo dos séculos, nunca faltaram homens e mulheres que, dóceis ao chamamento do Pai e à moção do Espírito, escolheram este caminho de especial seguimento de Cristo, para se dedicarem a Ele de coração “indiviso” (cf. 1Cor 7,34). Também eles deixaram tudo, como os Apóstolos, para estar com Cristo e colocar-se, como Ele, ao serviço de Deus e dos irmãos. Contribuíram assim para manifestar o mistério e a missão da Igreja, graças aos múltiplos carismas de vida espiritual e apostólica que o Espírito Santo lhes distribuía, e deste modo concorreram também para renovar a sociedade (Vita Consecrata, n.1).

 

Temos a alegria de ter em nossa Arquidiocese um grande número de expressões da vida consagrada. O testemunho desses homens e mulheres edificam nossa Igreja e nos lembram a primazia de Deus e de seu Reino. Rezemos por todos os consagrados que aqui deram e continuam a dar sua vida. Da minha parte, gostaria de dizer a cada um: muito obrigado e que Deus os recompense com a alegria que não tem fim!

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo