>
>
Vamos nos preparar para o Natal do Senhor

Vamos nos preparar para o Natal do Senhor

Neste Tempo do Advento, em comunhão com a Igreja no mundo inteiro, convidamos a Igreja de Goiânia a se preparar

Neste Tempo do Advento, em comunhão com a Igreja no mundo inteiro, convidamos a Igreja de Goiânia a se preparar para a celebração do nascimento do Menino Deus, realizando a Novena de Natal em família e em comunidade. Esses encontros promovem momentos riquíssimos de imersão na Palavra de Deus e na oração, de convívio fraterno com os irmãos e oportunidade ímpar para cultivarmos o verdadeiro sentido do Natal, incentivando a presença de crianças e jovens. É nos primeiros anos de vida que se deve plantar as sementes do cristianismo autêntico.

Precisamos promover reflexões que tragam à tona as estratégias utilizadas pela cultura do consumismo e pelo mercado, no intuito de induzir todos a ir às compras, mas, principalmente, que exponham a alienação da fé que essa cultura provoca, ao substituir a preparação e comemoração do nascimento de Jesus pela espera do papai Noel, que significa apenas comprar e trocar presentes.

As confraternizações, nas semanas que antecedem o Natal, também precisam ser redimensionadas. Elas são importantes, pois aproximam as pessoas, mas ficam vazias de significado quando terminam em si mesmas. Até nas confraternizações natalinas em família, o sentido do Natal pode se dispersar, se não dedicarmos um momento sequer à oração de agradecimento ao Pai pelo nascimento do Menino Jesus entre nós. Mas, quando festejamos o Natal em sua dimensão teológica e litúrgica, é legítima a alegria que brota, a confraternização de irmãos em Cristo, enviado ao mundo para nos redimir das nossas culpas e nos indicar o caminho para a vida plena.

A época do Natal deve ser também marcada por gestos concretos de solidariedade. As famílias, nas comunidades, reúnam-se para a Novena do Natal e, ao final, se unam para ajudar os menos favorecidos que vivem em nossas cidades, e que muitas vezes não têm sequer o alimento sufi ciente para cada dia. Uma das formas de fazer isso é encaminhando doações para uma das obras sociais atuantes em nossa Arquidiocese, voltadas a diferentes demandas sociais e a todas as faixas etárias. Sejamos agentes da misericórdia divina.

Coloquemo-nos em oração, realizando a Novena de Natal, para que o tempo do Advento seja vivido em sua essência e plenitude! Os livretos da novena, que oferecem o roteiro de oração para os encontros, já estão prontos e podem ser adquiridos pelos grupos de novena no Secretariado para a Ação Evangelizadora, na Cúria Metropolitana, telefone: (62) 3223-0758. Ele foi organizado seguindo uma tradição da liturgia que, neste tempo, canta as “Antífonas do Ó”, canto que começou a ser usado pela Igreja a partir do século VI, composto de aclamações de louvor, adoração ao Mistério da Encarnação, que expressam o desejo de salvação da Igreja e de toda a humanidade.

Só precisamos ter cuidado para não anteciparmos o clima de Natal, como faz o comércio. A exemplo de Maria, nos coloquemos à espera do nosso Salvador. Vamos rezar, meditar bem o texto bíblico, que prepara corações, mentes, pessoas, famílias e comunidade para o grande dia de Natal e o tempo do Natal, que vai do dia 24 de dezembro, à noite, até a festa do Batismo do Senhor.

Como Isabel, exultemos: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1,42)

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo