>
>
Vinde Espírito Santo e renovai a face a Terra

Vinde Espírito Santo e renovai a face a Terra

Queridos irmãos e irmãs,   A Solenidade de Pentecostes marca o fim e o ponto culminante do Tempo da Páscoa.

Queridos irmãos e irmãs,

 

A Solenidade de Pentecostes marca o fim e o ponto culminante do Tempo da Páscoa. Neste dia, nós, católicos, fazemos memória do dia em que o Espírito Santo veio sobre os Apóstolos e a Virgem Maria reunidos no Cenáculo, cinquenta dias após a ressurreição de Jesus. O mistério pascal da Paixão, da Morte, da Ressurreição e da Ascensão de Jesus culmina com o envio do Espírito Santo pelo Pai aos discípulos, a pedido de seu Filho.

 

Essa mesma experiência de Pentecostes perpetua-se na Igreja por meio dos Sacramentos. Cada vez que celebramos um dos sete Sacramentos da Igreja nós recebemos, além de uma graça particular de cada um deles, o dom do Espírito Santo. É, porém, no Batismo e na Crisma que esse dom fica ainda mais evidente. A pessoa que é batizada e crismada faz a experiência do dom do Espírito Santo em plenitude.  

 

Quão belo é o pensamento de que o Espírito Santo vive dentro de nós! São Paulo lembra a comunidade Corinto desse fato quando pergunta: “Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Cor 3,16). É o Espírito Santo que desenvolve nossa intimidade com Deus, pois é ele que em nós clama “Abba! Ó Pai” (Gl 4,6). Pelo poder do Espírito, o Senhor Jesus anima, ilumina, guia e santifica a Igreja e cada um de nós que somos os seus membros. O Espírito trabalha silenciosamente em nós e através de nós todos os dias e nas atividades básicas de nossas vidas.

 

É ele quem nos leva a abandonar o caminho do mal e nos assegura que somos amados, apesar de nossos pecados. Ele nos confronta e nos exorta a rever nosso caminho e nossas escolhas e nos faz ver para onde estamos indo, nos movendo a uma inversão de marcha, deixando o velho para trás e tentando algo novo. Ele não tem medo de nos desafiar e de nos impulsionar a fazer a vontade de Deus. Ele trabalha silenciosamente: nos ajudando a assumir responsabilidades que antes pensávamos estar além de nossas capacidades; ao nos recusarmos a deixar que a ganância da sociedade domine nossa alma; sempre agradecendo, mesmo que os tempos tenham sido difíceis; ao nos elevarmos acima das falhas do passado e deixarmos as dores do passado para trás; ao encontrar um núcleo central de paz em meio a turbulências; no adulto ensinando pacientemente a uma criança a autoestima e o autocontrole; na pessoa sentada quieta ao lado de uma cama de hospital; nos pais orando por um filho ou filha problemática.

 

O Espírito Santo age em nossas vidas silenciosamente: por meio da sincera preocupação de um amigo por nossa saúde; na generosidade daqueles que nos dão tanta ajuda; na força interior que descobrimos em tempos de crise; naqueles momentos em que admitimos nossos erros; na luta para fazer uma escolha difícil; na resiliência de pessoas que enfrentam uma situação ruim após outra; naqueles momentos em que ousamos amar, embora fosse difícil fazê-lo.

 

Em tempos como os nossos, devemos confiar no consolo que vem do Espírito Santo e que nos alcança de tantos modos. É ele quem nos sustenta e nos faz continuar nosso caminho de discípulos de Jesus. Devemos, também, ser instrumentos dóceis para que esse mesmo consolo que recebemos possa alcançar, através de nós, aqueles a quem o Senhor colocar em nossas vidas. Como os Apóstolos, cheios do Espírito de Jesus, devemos anunciar ao mundo a Boa-Nova da esperança que supera todo o mal.

 

Dom Washington Cruz,CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo