>
>
Virtudes Teologais: Fé

Virtudes Teologais: Fé

A Fé As virtudes humanas ou morais são disposições estáveis do entendimento e da vontade que regulam nossos atos, ordenam

A Fé

As virtudes humanas ou morais são disposições estáveis do entendimento e da vontade que regulam nossos atos, ordenam nossas paixões e guiam nossa conduta segundo a razão e a fé. Por outro lado, as virtudes teologais se referem diretamente a Deus, e dispõem os cristãos a viver em relação com a Santíssima Trindade. Têm como origem, motivo e objeto a Deus, Uno e Trino ao mesmo tempo.

As virtudes teologais animam e caracterizam o agir moral cristão. Informam e vivificam todas as virtudes morais. São infundidas por Deus na alma dos fiéis, para torná-los capazes de agir como filhos seus e merecer a vida eterna. São, também, a garantia da presença e da ação do Espírito Santo nas faculdades do ser humano.

São três as virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade (cf. 1Cor 13,13). A fé é a virtude teologal por meio da qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou, e que a Igreja nos ensina. Pela fé, “o homem se entrega inteira e livremente a Deus” (DV 5). Por isso, os crentes se esforçam para conhecer e cumprir a vontade de Deus, seguindo a admoestação do apóstolo São Paulo: “O justo viverá pela fé” (Rm 1,17).

Porém, é preciso ter sempre presentes as palavras do apóstolo São Tiago: “Se alguém disser que tem fé, mas não tem obras, que lhe aproveitará isso? Se um irmão ou uma irmã não tiverem o que vestir e lhes faltar o necessário para a subsistência de cada dia, e alguém dentre vós lhes disser: ‘Ide em paz, aquecei-vos, saciai-vos’, e não lhes der o necessário para a sua manutenção, que proveito haverá nisso? Assim também a fé: se não tiver obras, será morta em seu isolamento” (Tg 2,14-17). Divorciada da esperança e da caridade, a fé não une o crente a Cristo, nem faz dele um membro vivo do seu Corpo.

O dom da fé permanece naquele que não pecou contra ela. O verdadeiro discípulo de Jesus Cristo não deve apenas guardar a fé e viver dela, mas também professá-la, testemunhá-la com firmeza e difundi-la, tal como nos ensina o Concílio Vaticano II: “Todos, porém, devem estar dispostos a confessar a Cristo diante dos homens e a segui-lo no caminho da cruz em meio das perseguições que nunca faltarão à Igreja” (LG 42).

O serviço e o testemunho da fé são requeridos para a salvação, conforme as palavras de Jesus em seu Evangelho: “Quem, pois, me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus. Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus. (Mt 10,32-33).

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo