A Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Vera Cruz, em Goiânia, foi a primeira a receber a Visita Pastoral, que aconteceu de 20 a 26 de agosto. A visita foi dividida em três dimensões. A primeira é a dimensão pastoral, feita por Dom Moacir Silva Arantes, bispo auxiliar de Goiânia, que se reuniu com o Conselho Pastoral e outras lideranças. Dom Moacir explicou a sua parte da visita, em entrevista ao Jornal Encontro Semanal. “Como eu estou colaborando mais na área pastoral da arquidiocese, fiquei também incumbido desse papel na visita. Então, a minha presença é junto às lideranças, ao Conselho Pastoral, à comunidade e aos padres, para acompanhar o desenvolvimento do trabalho pastoral das diversas pastorais e movimentos, conhecer e ver quais são as necessidades”, afirmou.
Nessa parte da visita, cabe ao bispo fazer duas catequeses, uma com o Conselho Pastoral e demais lideranças, com o tema “A natureza e a missão da Igreja”. Segundo Dom Moacir, essas lideranças também têm a responsabilidade de colaborar com esse trabalho de evangelização. Já a segunda catequese é sobre o chamado universal à santidade, aberta a todos os fiéis que desejam ter um contato com o bispo.
A Dom Levi Bonatto coube a parte da dimensão administrativa, que é fazer a visita para conhecer as estruturas, construções e organização, estruturação contábil e a verificação do patrimônio móvel e imóvel. O bispo auxiliar visitou cada uma das seis comunidades que compõem a paróquia, a Comunidade Nossa Senhora do Rosário, São João Batista, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São José, São Geraldo e Nossa Senhora da Abadia.
Dom Levi se reuniu também com o Conselho de Assuntos Econômicos, com o objetivo de apresentar ao Conselho a missão e os desafios no compromisso com a evangelização. “A visita pastoral é, portanto, uma ação apostólica que o bispo deve realizar pela caridade pastoral que o apresenta em concreto como princípio e fundamento visível da unidade na Igreja Particular”, explicou.
Dom Washington Cruz encerrou essa primeira visita presidindo uma belíssima Celebração Eucarística, que aconteceu na matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e contou com a participação de representantes de toda comunidade paroquial. Concelebraram o padre João Agostinho de Souza, administrador paroquial e o diácono José Gaspar Valadares, que auxilia o padre nas atividades pastorais da paróquia.
“As leituras da celebração desse 21º Domingo do Tempo Comum nos falam da infinita bondade do Senhor e nos indicam o caminho para segui-Lo. Esse caminho nos é apresentado pelo exemplo do povo de Israel, na primeira leitura tirada do livro de Josué (Js 24,1-2a.15-17.17.18b), no comportamento dos esposos, na segunda leitura, que foi tirada da Carta de São Paulo aos Efésios 5,21-32, e na proposta que Jesus nos faz no Evangelho (Jo 6,60-69) ”, enfatizou o arcebispo.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Vera Cruz foi criada por Dom Washington Cruz, no dia 17 de fevereiro de 2008, e está localizada na Av. Gercina Borges Teixeira c/ Rua Ary Barros, Qd.35, Lts.1/4 Conjunto Vera Cruz II, em Goiânia. A paróquia possui seis comunidades e tem como administrador paroquial o padre João Agostinho de Souza. O padre salienta que esse é um trabalho de formiguinha, pois a área territorial da paróquia cresce a cada dia e a Igreja precisa chegar nesses locais para evangelizar.
O Código de Direito Canônico prevê que o bispo visite toda diocese a cada cinco anos e tem como objetivo reavivar as energias da nossa Igreja particular para a missão evangelizadora e alimentar a unidade entre bispos, padres e fiéis. Trata-se de uma visita fraterna, em que os bispos dividirão atribuições, para melhor conhecer a realidade de cada paróquia.
Marcos Paulo Mota
​Estudante de Jornalismo da PUC Goiás