>
>
Vocação de ser pai e servir a Igreja como diácono permanente

Vocação de ser pai e servir a Igreja como diácono permanente

Deus chamou Moisés na sarça ardente, um fato totalmente extraordinário e atípico. Maria teve um encontro pessoal com o anjo

Deus chamou Moisés na sarça ardente, um fato totalmente extraordinário e atípico. Maria teve um encontro pessoal com o anjo do Senhor e o impossível aos olhos humanos aconteceu, e deste fato miraculoso veio o nosso Salvador, Jesus Cristo.

 

Muitas vezes ficamos a esperar que fatos miraculosos e extraordinários aconteçam em nossas vidas para que possamos entregar-nos totalmente ao Senhor. Mas, é no ordinário da vida que o extraordinário se realiza. E foi numa noite de grupo de oração, em uma simples abertura de coração e por graça divina, que o extraordinário ocorreu. Ali, sentado no banco da igreja, eu pude ter a maior experiência que um ser humano é capaz de experimentar. O impacto foi tão profundo que até hoje sinto este fogo e a sarça arder dentro de mim cada vez intensamente. Esta chama de amor me levou a um compromisso maior com Deus, com a Igreja e com o seu povo.

 

O diácono permanente é um ministério de serviço a Deus e a Igreja estando no seio de família, tendo a responsabilidade de esposo, pai, servidor público e provedor. Poderia estar no comodismo do seu lar, no convívio familiar e de amigos, nas práticas desportivas, na participação das missas dominicais, jogar ou assistir um futebol e muitas outras atividades. Mas, além de tudo isso, o diácono é vocacionado a dedicar-se às coisas do céu, servindo na diaconia da Palavra, na celebração dos sacramentos do batismo e matrimônio, nas celebrações de exéquias, nos grupos de reflexão, nos cursos de formação, retiros, nas atividades missionárias, bem como exercem, também, uma missão própria na celebração eucarística e também na dimensão caritativa. Enfim, sua missão está profundamente ligada à evangelização, na obediência ao seu bispo e em comunhão com os padres das paróquias.

 

Neste itinerário o consentimento da esposa é necessário e fundamental, pois sem ele o bispo não pode ordenar o candidato ao diaconado. As razões são óbvias, pois o diácono não está só, ele tem responsabilidade e deveres com a sua família. Juntos disseram sim ao sacramento do matrimônio e, agora, com o assentimento da esposa, dizem sim ao sacramento da ordem. São os únicos que completam os sete sacramentos da Igreja. Que plenitude de amor!

 

Como acendeu a chama ao diaconado?

Veja o quanto um testemunho faz bem à Igreja. Quando morávamos em Mineiros (GO) presenciei o zelo, a dedicação e o amor que um diácono permanente tinha pelas coisas sagradas, diante do altar e na caridade com o povo. Isto foi o suficiente para acender em mim a chama ao diaconado. Diante desta expressão de amor e pela graça e misericórdia divina é que peço: “Vem Espírito Santo de Deus, desce sobre mim, renova todas as coisas e me faz sua testemunha. Eis me aqui”.

 

 

Clodoaldo Donadon Pereira

Casado com Arllita Donadon, pai de 5 filhos. Formado em Direito, Engenharia e Teologia.

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo