As escolas católicas confessionais têm como fundamento os valores cristãos e o compromisso com a verdade na transmissão do conhecimento, isto é, para se montar a proposta pedagógica, os colégios confessionais católicos têm como base a fé em Cristo. A Escola Dom Fernando, em Aparecida de Goiânia, e o Colégio Família de Nazaré, em Goiânia, caminham nessa linha. Ambos têm como mantenedora a Arquidiocese de Goiânia.
Escola Dom Fernando
Criada em 1971 pelo primeiro arcebispo de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos, a escola que leva o seu nome, inicialmente foi chamada de Escola Agroindustrial. Ela surgiu para atender às necessidades daquela região que, naquele momento, era em sua totalidade rural. Com o passar do tempo, conforme a região ia se urbanizando, a escola foi se adaptando à realidade, mudou de nome e hoje é uma escola de ensino fundamental.

Padre Vitor Simão, diretor da escola, explica como está sendo o planejamento para a retomada das aulas no dia 3 de fevereiro. “Estamos com muita expectativa para este momento, já há um cuidado dos nossos colaboradores, que estão preparando e limpando a escola para a acolhida dos alunos. Também estamos organizando um material para a ornamentação de cada sala, com o objetivo de apresentar um ambiente mais acolhedor para os estudantes. Já preparamos também o nosso planejamento pedagógico e um momento de oração e espiritualidade para a volta às aulas”, antecipa.
A escola é mantida do 1° ao 5 ano de forma particular, e do 6° ao 9° ano conta com convênio firmado com a Secretaria de Estado de Educação. Padre Vitor pontua as novidades que foram preparadas para 2020. “Nós estamos melhorando e atualizando a estrutura para acolher e cuidar ainda mais dos nossos alunos”, diz. As matrículas continuam abertas e os interessados podem procurar a secretaria da escola que fica situada, na Rua Tesourinha, s/n, Colina Azul, Aparecida de Goiânia.
Colégio Família de Nazaré
O mais novo colégio da Arquidiocese de Goiânia abriu matrículas no fim do ano de 2018 e teve as primeiras turmas de inauguração em 2019. A unidade acolhe três turmas de ensino médio. O diretor, padre Luiz Henrique, destaca que o fundamento da instituição está na própria pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. “Temos como pedra angular da nossa proposta pedagógica a fé em Cristo, queremos ser discípulos de Jesus e colaborar para que todas as pessoas também se encontrem com ele, uma vez que ordenamos toda a nossa proposta pedagógica, inclusive o sentido da educação”, afirma.

São três os pilares sobre os quais esse colégio arquidiocesano está fundado, conforme o padre. “No nosso caso, temos três pilares, que são base e que estão calcados sobre a pedra angular, que é Jesus. A educação é personalizada, ou seja, acompanhamos individualmente cada aluno, e cada família no processo educativo. A educação é coerente, pois temos um diálogo constante com as famílias, para que estejamos em sintonia nesse processo e oferecemos uma educação que forma a pessoa integralmente, não simplesmente para que ela passe no vestibular”, completa.
As aulas no Colégio Família de Nazaré já começaram, mas os interessados podem entrar em contato pelo telefone (62) 3609-6207 ou pessoalmente no endereço R. Pena Chaves, Qd. 19 – Lt. 09 – Vila Nova Canaã, Goiânia.
Suzany Marques