>
>
X Seminário de Bioética

X Seminário de Bioética

O ser humano é um fim, não um meio, porque ele é único

A singularidade do ser humano é que o torna um fim e não um meio, conforme palavras da filósofa, mestre em Teologia e especialista em Bioética, irmã Rita Batista, durante o X Seminário de Bioética, realizado na noite do dia 17 de maio, no auditório da área 4, da PUC Goiás. De acordo com a estudiosa, isso faz do homem e da mulher, independentemente de cor, raça ou status social, um ser com dignidade e “irrepetível”, que não pode ser manipulado ou instrumentalizado. “A pessoa tem dignidade e deve ser respeitada, ainda que ela não tenha desenvolvido nenhuma capacidade humana, por isso não podemos abortar ou matar de forma alguma, porque ela não é um meio, mas um fim”.

Irmã Rita disse ainda que violar a dignidade da pessoa humana ofende o Criador e a ordem da criação. A liberdade, nesse sentido, passa a ser entendida de outra maneira. “Posso, mas em nome do bem maior não me convém. É fundamental agir pela verdade e não pelo que se quer”, explicou. A religiosa também comentou que cada pessoa, por ser herdeira das gerações passadas, é responsável pelas gerações futuras, fato que é injusto privar as pessoas dos bens necessários, como o direito de ir e vir. “Por tudo isso, os mais excluídos merecem nossa atenção”, enfatizou.

A dimensão social, conforme a irmã, também precisa da mesma atenção. “Se não tivermos cuidado, vamos entregar um mundo inadequado às gerações futuras”, alerta. O que então define a dignidade da pessoa humana? Questionou irmã Rita, que em seguida respondeu: “Não pode ser a racionalidade porque nem todos a desenvolveram, mas sim o simples fato de existir como pessoa humana. Por exemplo: o jovem que roubou e matou, ele é um lixo? Não. Ele é um ser humano que praticou atos horríveis, mas que precisam ser reparados. No entanto, ele não deixou de ser humano”. Durante sua exposição, irmã Rita tratou também de temas como nanotecnologia, biotecnologia e infotecnologia, ciências que estudam a era do pós-humano, em que máquinas podem nos substituir. O XI Seminário de Bioética será realizado no próximo mês de outubro.

Fúlvio Costa

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Artigos e Formação, Notícias, Palavra do Arcebispo

08 de dezembro de 2025

Notícias

02 de dezembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo