4. PUC Goiás

PUC Goiás

58 anos de conhecimento a serviço da vida

PUC Goiás - Notícias - Arquidiocese de Goiânia

Uma história de produção e partilha do conhecimento

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) completou, no dia 17 deste mês, 58 anos de presença no cenário do Ensino Superior e de atuação pioneira em prol do desenvolvimento de Goiânia, Goiás e do Centro-Oeste brasileiro. Para comemorar a data, foi organizada uma diversificada programação, amplamente prestigiada.

Entre as atividades, houve dedicação de capela, no Câmpus II, Congresso de Ciência e Tecnologia, Encontro dos Estudantes da Extensão, homenagem a professores e funcionários, aniversário de 10 anos da PUC TV, doação e lançamentos de livros pela Editora PUC, entrega do centésimo milésimo diploma de graduação, programação cultural e muito mais!

Criada em 1959, com cinco cursos de graduação, a PUC Goiás conta, hoje, com ampla infraestrutura de ensino para oferecer formação integral e continuada em cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Única no mundo a receber a Cátedra da Unesco, a universidade busca, em todas as etapas do ensino, a qualidade da educação, integrando a ciência, a tecnologia, a inovação e as demandas da sociedade.

Com uma nova estrutura acadêmica, a PUC reúne seus cursos em 10 escolas, com cerca de 24 mil alunos, grande parte deles com bolsas, que permitem o ingresso e a continuidade no ensino superior. São 43 cursos de graduação, 15 programas de pós-graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorados), um doutorado interinstitucional e quase 60 cursos

Lato Sensu (especializações), em todas as áreas do conhecimento, dezenas de cursos de extensão e o PUC Idiomas, que também reúne grande número de estudantes. O amplo parque tecnológico da Universidade permite o desenvolvimento de pesquisas de ponta. “As histórias de cada um de nós se misturam com a história da universidade, porque cada um, em determinado ano, chegou nesta instituição e veio trazer sua contribuição e uma parte de sua vida à universidade. E é com esse sentido que realizamos essa programação comemorativa: valorizando a história e o esforço institucional em prol da educação superior no estado de Goiás, ao mesmo tempo em que focamos na inovação necessária para adentrarmos o futuro”, enfatizou o reitor da instituição, prof. Wolmir Amado.

História

Denominada inicialmente Universidade de Goiás, criada por decreto do presidente JK, em 1959, teve como fundador o primeiro arcebispo de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos. Um ano antes, foi criada a Sociedade Goiana de Cultura (SGC), para planejar, implantar e ser mantenedora jurídica da instituição.A identificação de “Católica” foi inserida só em 1971.

Entrega do centésimo milésimo diploma de graduação, para a estudante Tatiane Bento da Silva

Em 2009, já tendo o arcebispo Dom Washington Cruz como grão-chanceler, e o professor Wolmir Therezio Amado como reitor, a instituição foi reconhecida pelo Vaticano como uma universidade pontifícia, passando a integrar o seleto grupo das PUCs do mundo.

Com o objetivo de preparar a Universidade para a celebração do seu Jubileu de Diamante, em 2019, está sendo desenvolvido o Projeto Horizonte 60, “que visa criar um foco de futuro, com metas programáticas, voltadas para a excelência acadêmica e a inovação na produção e na partilha do conhecimento, mas também da sua ação comunitária”, explicou o reitor Wolmir Amado.

No dia do aniversário da PUC Goiás, Dom Washington Cruz presidiu a celebração de dedicação da capela construída no Câmpus II da PUC, quando foi entronizada uma Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A imagem foi enviada à Arquidiocese de Goiânia pelo Santuário Nacional de Aparecida (SP), visitou todas as paróquias e agora permanecerá naquela capela.
Foto: Rudger Remígio

Enfermagem foi um dos cursos reunidos para a criação da Universidade de Goiás, que comemorou 75 anos

Foto: Weslley Cruz

O aniversário de 10 anos da PUC TV (canal 24 UHF e 22 NET) foi um dos destaques da programação

Foto: Wagmar Alves

3º Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC registrou mais de 3 mil pesquisas apresentadas e quase 13 mil participantes. Integraram sua programação o 9º Encontro dos Estudantes da Extensão e o lançamento de19 livros da Editora PUC.
Foto: J. Júnior

Com foco na excelência acadêmica, mas também como fruto da sua identidade católica e comunitária, a PUC Goiás desenvolve diversos programas e projetos de extensão, voltados à promoção social, totalmente gratuitos para a comunidade

Foto: J. Júnior

No Câmpus II da PUC, além de escolas acadêmicas, estão o Centro de Convenções da PUC Goiás e o Memorial do Cerrado