>
>
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

Caros irmãos e irmãs,   A cada ano, no domingo seguinte à Solenidade de Pentecostes, a Igreja celebra o Mistério

Caros irmãos e irmãs,

 

A cada ano, no domingo seguinte à Solenidade de Pentecostes, a Igreja celebra o Mistério da Santíssima Trindade, que é o mistério central da fé e da vida cristã. É o próprio mistério de Deus revelado pelo Filho encarnado. O Catecismo ensina que “ao enviar, na plenitude dos tempos, seu Filho único e o Espírito de Amor, Deus revela seu segredo mais íntimo: Ele mesmo é eternamente intercâmbio de amor: Pai, Filho e Espírito Santo, e destinou-nos a participar deste intercâmbio” (Catecismo da Igreja Católica, 221).

 

Embora nenhum mistério ultrapasse o da natureza da Santíssima Trindade, um Deus em três Pessoas divinas, do nosso ponto de vista, um mistério igualmente surpreendente é que nosso Deus, infinito e insondável, nos ama além dos nossos desejos mais profundos. Assim, somos chamados a abraçar a Bondade não criada, que é Deus mesmo. Nós fomos feitos para Ele, a tal ponto que Santo Agostinho, impressionado com essa percepção, escreveu uma das linhas mais belas da Antiguidade em suas Confissões: Fizeste-nos para Ti, ó Senhor, e nosso coração ficará inquieto até descansar em Ti”.

 

“…a Solenidade da Santíssima Trindade está intimamente ligada à Celebração do Corpus Christi

 

Esse segredo mais profundo de Deus é o que Jesus nos deu a conhecer: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai” (Jo 15,15). Por isso, na contemplação do rosto de Cristo, sobretudo pendendo da cruz, é que o apóstolo São João encontrou a possibilidade de penetrar profundamente no mistério de Deus, a ponto de afirmar: “Deus é amor” (1Jo 4,16). Nesse sentido, podemos dizer que a Solenidade da Santíssima Trindade está intimamente ligada à Celebração do Corpus Christi.

 

A Eucaristia é o memorial do dom que Jesus Cristo faz de sua vida por toda a humanidade. É, ao mesmo tempo, um sinal tangível do amor que Ele queria nos deixar. No dom da Eucaristia, Cristo esconde-se atrás das aparências do pão para nutrir toda a nossa vida e nos oferece Seu Sangue, escondido atrás das aparências do vinho, derramado para a redenção de todos e de cada um de nós em particular. Em uma palavra: o Santíssimo Sacramento é Jesus, o revelador do Pai.

 

O papa João Paulo II afirmou:

 

Com efeito, na santíssima Eucaristia, está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora pelo Espírito Santo. Por isso, o olhar da Igreja volta-se continuamente para o seu Senhor, presente no Sacramento do Altar, onde descobre a plena manifestação do seu imenso amor (Ecclesia de Eucharistia, 1).

 

Assim, ao adorar o Corpo de Cristo presente neste admirável Sacramento, cada membro da Igreja pode entrar naquela comunhão com o seu Divino Redentor e, por meio dessa íntima e interpessoal relação, conhecer o mistério da Santíssima Trindade e participar daquela comunhão a que Deus nos chama. Por essas duas solenidades litúrgicas somos, portanto, chamados a entrar nesse mistério de comunhão de amor com o Pai, no Filho, pelo Espírito Santo.

 

Essa comunhão nos impulsiona, inevitavelmente, à procura de uma maior comunhão entre nós, filhos do mesmo Pai, redimidos por Cristo e templos do Espírito Santo. Tal comunhão funda-se na fé que atua através da caridade, manifestada na responsabilidade e no cuidado mútuos, sobretudo, em tempos difíceis como os que estamos vivendo.

 

Adoremos o Senhor Jesus no Santíssimo Sacramento. Penetremos mais profundamente na comunhão com a Trindade. Procuremos viver o amor fraterno com gestos concretos de cuidado mútuo. Esse poderia ser um resumo daquilo que as solenidades que celebraremos nos convidam a viver.

 

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo