>
>
Santa Maria, Mãe de Deus

Santa Maria, Mãe de Deus

Caros irmãos e irmãs,   No dia 1º de janeiro celebraremos a solenidade de Maria, Mãe de Deus. O uso

Caros irmãos e irmãs,

 

No dia 1º de janeiro celebraremos a solenidade de Maria, Mãe de Deus. O uso da palavra “solenidade” é uma designação usada para certos dias dentro do calendário litúrgico da Igreja. A solenidade de Maria, Mãe de Deus, cai exatamente uma semana depois do Natal, mais exatamente no final da oitava do Natal. Afirmamos, assim, que é apropriado honrar Maria como Mãe de Jesus, após o nascimento de Cristo.

 

Ao celebrar uma solenidade dedicada à maternidade de Maria, a Igreja destaca o significado de sua parte na vida de Jesus. O título “Mãe de Deus” remonta ao século III ou IV, mas o termo grego “Theotokos” (Portadora de Deus) foi oficialmente consagrado como doutrina católica no Concílio de Éfeso em 431, tornando-se assim o primeiro dogma mariano. No final do Concílio de Éfeso, multidões marchavam pelas ruas gritando: “Louvado seja a Theotokos!”.

 

Maria pode ser apropriadamente chamada de “Mãe de Deus”, não no sentido de que ela veio antes de Deus ou é a fonte de Deus, mas no sentido de que a Pessoa que ela carregou em seu ventre é, de fato, Deus verdadeiro, ao mesmo tempo em que é verdadeiro homem. Quando nós, os católicos, celebramos a solenidade de Maria Mãe de Deus, não estamos apenas honrando Maria, que foi escolhida entre todas as mulheres ao longo da história para dar à luz a Deus encarnado, mas também honramos nosso Senhor Jesus.

 

O Papa Paulo VI, na sua Exortação Apostólica “Marialis Cultus”, no ano de 1974, chamou esta Solenidade de Maria “uma ocasião adequada para renovar a adoração do recém-nascido Príncipe da Paz, para ouvir mais uma vez as boas novas dos anjos (Lc 2,14), e por implorar de Deus, por meio da Rainha da Paz, o dom supremo da paz”. Como neste dia, a Igreja Católica também celebra o Dia Mundial da Paz, uma tradição estabelecida pelo Papa Paulo VI e confirmada pelo Papa João Paulo II, quero convidar a todos os irmãos de nossa Arquidiocese a recorrermos a Nossa Senhora para implorarmos a paz para nós, nossas famílias, nossa Igreja e para o mundo.

 

 

 

Dom Washington Cruz, CP
Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

08 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo