>
>
Aberta Campanha da Fraternidade 2020

Aberta Campanha da Fraternidade 2020

Atitude do Bom Samaritano deve guiar católicos nesta Quaresma, segundo Dom Washington Cruz

O arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz, declarou aberta, no dia 26 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas e início da Quaresma, a Campanha da Fraternidade 2020, cujo tema é “Fraternidade e vida: Dom e Compromisso” e lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34). O lançamento na Arquidiocese de Goiânia aconteceu na Cúria Metropolitana e teve a presença de centenas de pessoas, entre elas os bispos auxiliares Dom Levi Bonatto e Dom Moacir Silva Arantes; o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado; o deputado federal Zacharias Calil; o diretor da PUC TV Goiás, prof. Eduardo Rodrigues, além de padres e diáconos de diversas paróquias, religiosas e lideranças de pastorais e movimentos.

 

Neste ano, a CF convida todos a transpor a realidade da indiferença e se colocar em atitude de bom samaritano diante dos irmãos e irmãs indo, assim, ao encontro daqueles que mais sofrem. Padre Jonisoncley Santos Carvalho, coordenador da Ação Pastoral arquidiocesana, fez comentários sobre a terceira parte do texto-base da campanha, que aborda justamente o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. “A Igreja nos convida a cuidar, a exemplo de Jesus, que sentiu compaixão dos injustiçados que mais sofriam. No Evangelho, Pilatos usa uma bacia para lavar as mãos mostrando indiferença diante do justo, atitude inversa à de Jesus, que usou a bacia para lavar os pés, para cuidar, para fazer justiça”, explicou o padre. Ele também elencou algumas obras sociais da Arquidiocese de Goiânia que contribuem para que a sociedade seja mais justa, como é o caso da Associação Beija-Flor, que atua junto a crianças e jovens com idades entre 6 e 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, e o Espaço Mediar é Divino, que atua em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, na solução de conflitos por meio do processo de mediação. Ele também citou outras obras sociais da Arquidiocese e de congregações religiosas que desenvolvem ações no sentido de cuidar das pessoas que mais sofrem. Destacou ainda o Dia Mundial dos Pobres, criado pelo papa Francisco e que já está em sua terceira edição. “Trata-se de um convite do Santo Padre à solidariedade, ao compadecimento, ao cuidado com o outro”.

 

O texto-base da CF explica que o sentido da vida é encontrado no amor e que, entre outros aspectos, se traduz na capacidade de se compadecer e cuidar. Por essa razão, um dos primeiros passos do nosso agir não poderia ser outro senão este: como discípulos missionários daquele que é Vida, resgatar o sentido do viver no horizonte da fé cristã, proclamando a beleza da vida.

Santa Dulce dos Pobres

A Quarta-feira de Cinzas, conforme disse Dom Washington Cruz, é o início da preparação para a vivência dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Ele convidou todos os presentes, neste tempo forte da liturgia, a viver o Evangelho “com a cabeça, as mãos e o coração”. O arcebispo comentou que a santidade pode ser vivida por todos os cristãos, desde que se entenda o que é ser santo. “Irmã Dulce dos Pobres – o Anjo bom do Brasil – foi esse exemplo que viveu para o outro, se doou totalmente sem medidas e por isso tornou-se santa, algo que eu jamais pensei que fosse acontecer um dia. Fui pároco dela por dez anos, na Bahia, e via a santidade no seu modo de viver, pois ela via, sentia compaixão e cuidava, como o bom samaritano”, afirmou. Dom Washington contou que irmã Dulce estava na santa missa, mas se uma pessoa lhe pedia ajuda, ela estava disponível, deixava a igreja e ia ajudar. “Eu cheguei a questioná-la pela atitude e ela me respondeu que o mesmo Senhor do altar estava na face do pobre que pedia.” Para Dom Washington, a santa é uma inspiração para vivermos com compromisso a Campanha da Fraternidade de 2020.

“A Igreja nos convida a cuidar, a exemplo de Jesus, que sentiu compaixão dos injustiçados que mais sofriam”

O governador do estado, Ronaldo Caiado, anunciou que em dois dias será inaugurado, no município de Posse (GO), que fica na região nordeste do estado e a 513km da capital, a policlínica que deverá ser denominada Santa Dulce dos Pobres, em homenagem à santa brasileira. O projeto de lei que denomina a policlínica está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Conforme o governador, a unidade será a primeira especializada em apoio diagnóstico e orientação terapêutica da rede pública estadual, com serviços de consultas clínicas com médicos de 19 especialidades e outras seis não médicas. A policlínica prestará serviços de consultas, exames e procedimentos médicos em praticamente todas as áreas, como fisioterapia, laboratório clínico, hemodiálise e exames de imagem, como mamografia, tomografia, densitometria e ultrassonografia. Deve realizar ainda cirurgias menores ambulatoriais e atuar como serviço de apoio diagnóstico e terapêutico. Posse é um dos municípios mais carentes de unidade de saúde especializada no estado. “Queremos mostrar ao Brasil que é possível, sim, fazer um atendimento digno de Hospital Sírio Libanês e Albert Einstein para as pessoas que mais precisam”, declarou o governador. Com relação ao nome da policlínica, ele justificou: “é mais do que justo dar o nome de Santa Dulce a esta unidade de saúde, uma vez que a ela fez muito pelos pobres, sobretudo na área da saúde, e Posse está situada justamente na divisa com o estado da Bahia, onde ela nasceu.”

Dom Washington parabenizou a iniciativa e encerrou a solenidade citando a Carta Encíclica Populorum Progressio, de São Paulo VI, dedicada à cooperação entre os povos e ao problema dos países em desenvolvimento. “A política, disse São Paulo VI em sua famosa carta encíclica, é a mais nobre maneira de servir o próximo. Rezo para que vocês do mundo da política se dediquem nesta Campanha da Fraternidade para que assim cheguem à Páscoa mais ressuscitados e ressuscitando muitas pessoas que tanto precisam. Que assim seja!”, concluiu o arcebispo.

 

Fúlvio Costa

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo