>
>
Intenções para o mês de junho 2020

Intenções para o mês de junho 2020

O mês de junho, tradicionalmente dedicado na Igreja à celebração do Coração de Jesus, motivou o Papa Francisco a colocar

Intenção

O caminho do coração (Pela Evangelização)

Rezemos para que aqueles que sofrem encontrem caminhos de vida, deixando‐se tocar pelo Coração de Jesus.

Reflexão

O mês de junho, tradicionalmente dedicado na Igreja à celebração do Coração de Jesus, motivou o Papa Francisco a colocar como sua intenção o Caminho do Coração. É uma intenção nova, a sua própria formulação parece um pouco abstrata, mas não é por acaso. Esta intenção constitui-se como um momento muito importante para o processo de recriação do Apostolado da Oração como Rede Mundial de Oração do Papa. Durante este processo – que incluiu a aprovação dos novos Estatutos e a constituição da RMOP como Obra Pontifícia – foi feito, ao longo de dez anos, um trabalho, a nível global, para mostrar a identidade e missão desta Obra através de novas imagens e com uma nova linguagem. Um dos aspectos mais visíveis deste processo foi a criação de plataformas digitais que expressassem precisamente a experiência de uma comunidade mundial de oração e serviço, mobilizada pelos desafios que o Santo Padre coloca a cada mês: o Click To Pray; O Vídeo do Papa; o Click To Pray eRosary.

Há agora um passo a dar, não para fora, como expansão, mas para dentro, para o mais profundo, para o núcleo. Nesse sentido, essa intenção inaugura, de alguma forma, uma nova etapa neste processo de recriação, que consiste na apresentação de um itinerário de oração e formação destinado a todos os que, das mais variadas formas, fazem parte desta Rede Mundial de Oração. Esse itinerário é o "Caminho do Coração", que nos leva à experiência interior do amor de Jesus, simbolizada no seu Coração. Esse aspecto era essencial na espiritualidade do Apostolado da Oração e assim continua a ser. A nota que agora distingue essa identificação com o Coração de Cristo é passar da esfera da devoção privada para uma efetiva e audaz missão para os outros, especialmente os mais pequenos e os que sofrem. O "Caminho do Coração"  que todos, membros da RMOP, somos chamados a fazer, é um compromisso a sermos nós mesmos rostos de Cristo e transparência dos sentimentos do seu Coração, em particular para os que sofrem, para que estes encontrem os caminhos da Vida.

Oração

Senhor Jesus, manso e humilde de Coração.
É em Ti que encontramos o descanso para as nossas agitações
e a cura que nos livra do mal e dos nossos egoísmos.
Cheios de fé, Te pedimos:
Torna o nosso coração semelhante ao teu,
cheio de misericórdia e compaixão,
capaz de perdoar
e dar sentido e alegria a quem mais precisa.
Faz de cada um de nós,
membros da Rede Mundial de Oração do Papa,
verdadeiros discípulos e apóstolos
da tua missão de compaixão pelo mundo.
Pai-Nosso…

Desafios

– Na própria comunidade, e de acordo com o pároco, dinamizar a celebração do Coração de Jesus, envolvendo todos os seus membros, seja durante o mês, na sua novena, Tríduo ou Solenidade.

– Procurar conhecer melhor o itinerário de formação "O Caminho do Coração" através do site e Redes Sociais da Rede Mundial de Oração do Papa e das suas várias plataformas digitais ou em papel, e encontrar formas de o fazer, individualmente ou em grupo.

– Assumir, ao longo do mês, um compromisso mais explícito e consciente de mostrar, com a própria vida, os sentimentos do Coração de Jesus, de modo especial para com os que mais sofrem.

 

 Apostolado da Oração

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo