>
>
Estejamos abertos ao Sagrado Coração de Jesus

Estejamos abertos ao Sagrado Coração de Jesus

Entenda um pouco mais sobre essa devoção

Neste mês de junho, queremos refletir com você sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, uma das mais antigas da nossa Santa Igreja Católica. No início de cada mês, o papa Francisco divulga para o mundo a sua intenção especial de oração, para que possamos rezar juntamente com ele. Em junho, o Santo Padre pede nossa oração “para que aqueles que sofrem encontrem caminhos de vida, deixando-se tocar pelo Coração de Jesus”.

 

Para entendermos um pouco mais sobre essa devoção, entrevistamos o padre Reginaldo Marinho, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Goiânia. Ele explicou cada uma das 12 promessas do Coração de Jesus, reveladas a Santa Margarida Maria Alacoque. Nesta edição, elas serão somente citadas, mas terão mais espaço nas próximas edições deste mês.

 

1 – Como surgiu a devoção ao Sagrado Coração de Jesus?

Quando falamos sobre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, voltamo-nos para uma grande santa da Igreja, Santa Margarida Maria Alacoque, uma monja consagrada na Ordem da Visitação, que foi fundada por São Francisco de Sales e que tem um papel muito importante na história da Igreja, no que se refere à moral cristã e ao amor a Cristo. Uma experiência mística de Santa Margarida, por visões que se deram entre 1673 a 1675, deu início à devoção, que foi se difundindo na França. Uma leitura contemporânea da devoção ao Coração de Jesus é a apresentada por Santa Faustina: a Divina Misericórdia.

 

A Igreja reconheceu o Dia do Sagrado Coração de Jesus como uma solenidade, em 1856, pela orientação do papa Pio IX, com uma data afixada: é sempre celebrada na segunda sexta-feira após a Solenidade de Corpus Christi. Como essa solenidade sempre acontece no mês de junho, a Igreja reserva este mês para se recordar do Coração de Jesus.

2 – Quais os princípios dessa devoção?

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem como princípio o amor de Deus por nós e tem como fim o emprego desse amor difundido e revelado, pelo próprio Jesus, à Santa Margarida Maria Alacoque. Assim, a devoção revela para nós duas dimensões presentes na Paixão do Senhor: a Sagrada Escritura nos fala que o coração de Jesus foi transpassado pela lança do soldado e do coração saiu sangue e água.

 

3 – Qual o papel que a devoção ao Coração de Jesus cumpre em nossa Igreja?

Essa devoção cumpre um papel pastoral, que tem um caráter universal, pois toda a Igreja é convidada a se voltar ao amor empregado por Jesus. Geralmente, nas sextas-feiras, temos duas memórias importantíssimas para a Igreja: a primeira refere-se aos caminhos de Jesus pela Via-Sacra e a segunda memória é o Coração Misericordioso de Jesus. Por isso, a Igreja reserva a primeira sexta-feira de cada mês para fazer alusão às “doze promessas do Sagrado Coração de Jesus”.

 

4 – Quais são as doze promessas reveladas?

As doze promessas reveladas a Santa Margarida Maria Alacoque são as seguintes:

 

1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de Meu Sagrado Coração”;

 

2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de Meu Coração todas as graças necessárias a seu estado”;
 

3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”;

 

4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”;

 

5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”;

 

6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”;

 

7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão, em meu Coração, fonte inesgotável de misericórdias”;

 

8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”;

 

9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão, em pouco tempo, a uma alta perfeição”;

 

10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”;

 

11ª Promessa: “As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no Meu Coração”;

 

12ª Promessa: “A todos os que comunguem, nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

 

5Qual o simbolismo da imagem que representa o Sagrado Coração de Jesus?

Quando olhamos a imagem, vemos que ela é linda. Foi feita de acordo com a descrição de Santa Margarida Maria Alacoque e traz uma simbologia também muito bonita. O Coração de Jesus está à mostra porque ele tem um amor tão grande por nós, que não cabe no peito.  O Coração de Jesus fica à mostra para que possamos ver quão grande é o seu amor a cada um de nós.

 

6 – No dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é também celebrado o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes. Pode falar sobre importância desse dia para a Igreja?

A Igreja está constantemente em oração, por causa do fuso horário existente no mundo todo. Em todos os momentos do dia alguém está fazendo algum tipo de oração: um sacerdote celebrando a Santa Missa, um fiel recebendo o Sacramento da Confissão, um sacerdote distribuindo comunhão a algum doente ou mesmo rezando o terço.  A Igreja reservou esse dia para a oração pela santificação do clero, para que possa haver um respiro e um abastecimento da graça. Para termos consciência que nós, padres, não fazemos isso para nós, mas para toda a comunidade e para nos colocarmos como aquele que recebe de Deus o amor, aquele que se permite ser amado pelo Senhor. A Oração pelo Clero consiste em rezar diante do Santíssimo Sacramento. Com isso, temos a certeza de que toda a Igreja, o Povo de Deus, está rezando para que o nosso ministério seja fecundo.

 

Unindo-me em oração com o papa Francisco, em sua intenção de oração para junho, peço que todos aqueles que sofrem sejam tocados pelo Sagrado e Misericordioso Coração de Jesus. Rogo para que o clero da nossa arquidiocese e do mundo inteiro seja também contemplado com essa bênção.

 

 

Marcos Paulo Mota

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo