>
>
Despedida de Dom Moacir

Despedida de Dom Moacir

Dom Moacir se despede da Arquidiocese de Goiânia em missa realizada na Catedral

 

No dia 11 dezembro, foi realizada, na Catedral de Goiânia, uma missa em ação de graças, marcando a despedida de Dom Moacir Silva Arantes, bispo eleito da Diocese de Barreiras. Devido à pandemia, a celebração foi exclusivamente para o clero arquidiocesano e presidida por Dom Moacir.

 

A homilia foi realizada pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. Ele refletiu sobre o tempo em que o bispo esteve na Arquidiocese. “Hoje, em torno do altar, quando celebramos o sacrifício pascal de Cristo, agradecemos ao Senhor pelos cinco anos que Dom Moacir esteve entre nós, em oblação de vida e de ministério. Também respondeu ao chamado de Jesus e se pôs a caminho. O itinerário foi longo. Um trecho dessa estrada exigiu que se deslocasse de Minas Gerais até Goiás. Agora, em discipulado missionário, ele deve se colocar de novo a caminho e, desta vez, até Bahia.”

 

 Dom Washington lembrou, ainda, de outros bispos que passaram pela Arquidiocese e finalizou: “Siga o seu caminho, querido Dom Moacir, como bom discípulo missionário de Jesus. Guarde com amor e gratidão a sua vocação e seu ministério. Esteja sempre aberto para rir ou para chorar com Jesus. Parta feliz e sempre cantando, ‘Por causa de um certo reino, estradas eu caminhei’. Vá com Deus, meu irmão! Que a Diocese de Barreiras o receba com muito amor. Tudo para honra e glória de Deus, para o bem do seu povo e sempre a serviço do Reino”.

 

Ao final da celebração, padre Carlos Gomes Silva, pároco da Catedral Metropolitana de Goiânia, agradeceu a Dom Moacir Silva Arantes em nome de todos os sacerdotes. “Eu resumo tudo em uma palavra, gratidão. Nós sabemos que a gratidão nada mais tem a dar do que o prazer de a receber. Mas sabemos também, como diria Epicuro, ‘A ingratidão é uma característica dos insensatos, curvados sobre si mesmos’. Portanto, mais que um dever Kantiano, a nossa gratidão é uma das virtudes que o senhor mesmo nos ajudou a cultivar durante esses cinco anos”, finalizou. 

 

Dom Moacir Silva Arantes, em sua fala, agradeceu aos presentes e a toda a Arquidiocese. “Eu sou profundamente agradecido ao nosso Senhor. Sou agradecido a Ele pela misericórdia que sempre teve comigo, sobretudo, me chamando ao sacerdócio. Não porque precisava de mim, ou porque eu tinha qualidades, simplesmente, para me tornar alguém e me dar um caminho seguro. Agradeço muito mesmo ao querido povo de Deus e à Arquidiocese de Goiânia que me acolheu tão bem.”

Clique aqui e confira a cobertura fotográfica

Suzany Marques

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo