>
>
Comunicado Oficial

Comunicado Oficial

O agravamento da pandemia da covid-19, especialmente pelo aparecimento de novas variantes, exige, mais uma vez, um redobrado esforço do

O agravamento da pandemia da covid-19, especialmente pelo aparecimento de novas variantes, exige, mais uma vez, um redobrado esforço do povo cristão para viver este tempo de Quaresma, voltando o olhar para Jesus Cristo, mas sem descuidar da colaboração na busca do bem comum.  

 

Ninguém desconhece que a prática religiosa é extremamente necessária para fortalecer o espírito e ajudar a vencer as dificuldades decorrentes da própria pandemia. A Sagrada Eucaristia e a prática religiosa são o remédio e o conforto extremamente necessários para vencer este momento doloroso que estamos vivendo. Por isso, depois de termos observado cada ponto do decreto, não podemos deixar de expressar nossa estranheza de que as celebrações litúrgicas ou cultuais não tenham sido consideradas essenciais.  

 

No entanto, diante dos estudos apresentados pelas autoridades sanitárias, que recomendam a redução da mobilidade como medida para impedir a propagação da doença, decidimos colher as recomendações das autoridades municipais.  

 

Desse modo, DETERMINO, em função do Cânon 87, §1 do Código de Direito Canônico, que, nas localidades onde houver indicações de necessidade epidemiológica de lockdown, haja suspensão de todas as celebrações e eventos religiosos com a participação do povo da Igreja Católica na Arquidiocese de Goiânia, a partir do dia 1º de março de 2021 e até decisão ou orientação diversa. 

 

Recordo que fiéis continuam dispensados, em virtude do disposto nos Cânones 87§ 1 e 1248 § 2 e ainda do Decreto da Penitenciaria Apostólica, de participar da celebração dominical.

 

 Recomendo que acompanhem a Santa Missa, no rádio, na televisão ou on-line, fazendo a comunhão espiritual, uma prática tradicional da Igreja, que podemos recuperar como meio de santificação e comunhão eclesial. 

 

Recordo ainda que os sacerdotes continuarão obrigados a celebrar a Santa Eucaristia todos os dias (sem a presença do povo), oferecendo-a pelo bem do povo a eles confiado e em intenção especial pelo fim da pandemia. O Santo Sacrifício não cessará de ser oferecido nos altares de nossas igrejas. 

 

Da mesma forma, as igrejas deverão continuar abertas para orações individuais, adoração ao Santíssimo Sacramento e atendimento individual do Sacramento da Reconciliação, cuja busca é incentivada neste período quaresmal, sempre observando as recomendações de não aglomeração, de distanciamento físico e uso de máscara.  

Todas as atividades pastorais que não sejam urgentes ou estritamente necessárias deverão ser adiadas. 

 

O atendimento dos diversos serviços da Cúria será mantido de maneira remota e o contato poderá ser feito por e-mail ou telefone, conforme será anunciado no site da Arquidiocese. Da  mesma forma, recomendo que também sejam mantidos os atendimentos remotos das secretarias paroquiais. 

 

Exorto os fiéis a intensificar as orações pelos enfermos e familiares, pelos profissionais de saúde, bem como pelos fiéis falecidos; aproveitando este tempo para crescer no espírito de oração, rezando o Santo Rosário; aprofundar na leitura da Bíblia, na meditação, no diálogo familiar sobre temas religiosos, fomentando um tempo de oração ao modo de uma pequena Igreja doméstica. 

 

Rogo a intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, Nossa Senhora Auxiliadora, para viver este momento, como nos diz o Papa Francisco, “com a força da fé, a certeza da esperança e o fervor da caridade”. 
Imploramos as bênçãos de Deus sobre toda a Arquidiocese de Goiânia.  

 

Goiânia, 27 de fevereiro de 2021 
 

                                                                                                         Dom Washington Cruz, CP
                                                                                                   Arcebispo Metropolitano de Goiânia

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo