>
>
Terceira noite da Lectio Divina

Terceira noite da Lectio Divina

Jesus é o verdadeiro templo de Deus

No terceiro sábado da Lectio Divina com os jovens, que aconteceu no último dia 6, padre Luiz Henrique nos apresentou a subida de Jesus ao templo, já próximo da grande festa da Páscoa. Lá deveria haver pessoas que vieram de longe para oferecer um sacrifício ao Senhor, mas, chegando ao templo, Jesus encontra comerciantes que estavam vendendo animais que as pessoas ofereciam para a consumação dos sacrifícios.

 

Padre Luiz Henrique comentou o lugar santo que era o templo de Jerusalém e, quando Jesus sobe para rezar, ele está trilhando um caminho, e esse caminho é a oração. “Se percebermos isso, podemos ver que, até aqui, tudo que foi falado nas Lectio tem uma conexão e tudo se volta à oração, pois só assim entraremos em comunhão com Ele”, afirmou o padre.

 

Jesus não estava impedindo que o povo adquirisse os animais para fazer o sacrifício, Ele estava impedindo que a casa de Deus virasse um comércio, pois é uma casa de oração. Então, o ato de Jesus é de expulsar todos eles e purificar o templo de Deus.

Os judeus se perguntaram o motivo de Jesus estar fazendo aquilo, eles queriam uma confirmação divina, pois eles não acreditavam que aquela manifestação de Jesus tinha vindo de Deus, mas Jesus respondeu: “Destruirei este templo e eu o reconstruirei em três dias” (Jo 2,19). Os judeus pensaram que Jesus falava do templo de Deus, o lugar santo, mas Ele se referia a si mesmo.

 

O padre finalizou dizendo que a Igreja de Cristo é mais que um lugar, que nós somos o corpo de Cristo chamados a entrar em comunhão com Ele. O que nos impede de viver essa comunhão sincera, conforme Pe. Luiz Henrique, é o mesmo pecado praticado pelos comerciantes e cambistas dentro do templo, pois vários caminhos podem nos confundir e nos fazer desviar do caminho de Deus. “Jesus não é inimigo dos comerciantes, cambistas, dos fiéis, muito pelo contrário. Ele morreu por cada um de nós. Por isso, Ele veio, viveu como nós, para nos purificar, pois Jesus conhece cada ser humano por dentro. Ele sabe o que precisamos purificar. O ponto máximo dessa oferta é a cruz”, pontuou o padre.

 

Acolhendo as novas recomendações das autoridades municipais e seguindo o comunicado da Arquidiocese de Goiânia, a fim de conter a propagação da covid-19, o próximo encontro da Lectio Divina 2021, a realizar-se no sábado, dia 13, ocorrerá com 10% de pessoas na igreja e também de forma on-line, sendo transmitido ao vivo, às 19h30, pelo canal do Youtube do Setor Juventude e pelo canal da Arquidiocese de Goiânia.

 

Luana Moreira
Fotos: Bianka Leandro

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo