No dia 25 de abril, Domingo do Bom Pastor, celebramos o 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. A palavra “vocação” vem do termo em latim vocare, que quer dizer “chamar”. Assim, pode-se afirmar que vocação é um chamado de Deus.
Neste ano, na mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o papa Francisco começa seu texto recordando o Ano de São José, que teve início no dia 8 de dezembro de 2020 e vai até o dia 8 de dezembro de 2021. Ele diz que Deus reconheceu em São José “um coração de pai, capaz de dar e gerar vida no dia a dia”. E compara o coração de São José com as vocações. “É isto mesmo que as vocações tendem a fazer: gerar e regenerar vidas todos os dias.”
Na mensagem, o papa explica que a vida de São José sugere três palavras-chave para a vocação de cada um de nós. Ele atribui a primeira ao sonho. O Sumo Pontífice destaca que “os evangelhos falam de quatro sonhos (cf. Mt 1,20; 2,13.19.22). Apesar de serem chamados divinos, não eram fáceis de acolher. Depois de cada um dos sonhos, José teve de alterar os seus planos e entrar em jogo para executar os misteriosos projetos de Deus, sacrificando os próprios. Confiou plenamente”. Desta forma, na mensagem, o Santo Padre fala que o mesmo se passa com a nossa vocação. “Deus não gosta de se revelar de forma espetacular, forçando a nossa liberdade. Transmite-nos os seus projetos com mansidão; não nos ofusca com visões esplendorosas, mas dirige-se delicadamente à nossa interioridade, entrando no nosso íntimo e falando-nos através dos nossos pensamentos e sentimentos.”
A segunda palavra apontada é o serviço. São José viveu em tudo para os outros e nunca para si mesmo, como afirma o papa. “O Povo santo de Deus chama-lhe castíssimo esposo, desvendando assim a sua capacidade de amar sem nada reservar para si próprio”, completa. Ele ainda cita a Carta Apostólica Patris Corde, em que diz que “toda a verdadeira vocação nasce do dom de si mesmo, que é a maturação do simples sacrifício”.
A fidelidade foi o terceiro ponto abordado da vida de São José. “As primeiras palavras recebidas em sonho por São José foram o convite a não ter medo, porque Deus é fiel às suas promessas: ‘José, filho de Davi, não temas’ (Mt 1,20). Não temas: são essas as palavras que o Senhor dirige também a ti, querida irmã, e a ti, querido irmão, quando, por entre incertezas e hesitações, sentes como inadiável o desejo de lhe doar a vida”, explica o Santo Padre.
Pastoral Vocacional Goiânia
Para aqueles que sentem o chamado à vocação sacerdotal, a Arquidiocese de Goiânia conta com a Pastoral Vocacional. Essa pastoral tem como missão servir os jovens no caminho de discernimento do chamado de Deus e na resposta a Ele.
Para mais informações acesse o site: vocacionalgoiania.com.br ou entre em contato pelo WhatsApp: (62) 3203-1347
Clique aqui para ler a mensagem completa para o 58° Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
Larissa Costa