Na semana passada, iniciamos a série “A arte que compõe as Igrejas”. Em continuação, hoje vamos falar sobre o painel de arte sacra da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, localizada na Vila Itatiaia. O pároco, padre Marcos Rogério de Oliveira, diz que a inspiração de realizar a obra do painel surgiu após uma reconfiguração do espaço litúrgico da paróquia. “Como sou formado em liturgia, vi a necessidade de ter um painel que pudesse expressar toda a experiência e a vivência da liturgia. A inspiração veio disso, fazer o espaço mais orante e expressar o sentido litúrgico daquilo que nós vivenciamos em cada celebração eucarística”, afirma o sacerdote.
O autor responsável pela obra é o artista plástico e sacro, Marcílio Soares. Vencedor de 96 premiações nacionais e internacionais, entre elas o 22º Salão de Artes Sacras Brasileiras, no Rio de Janeiro. A obra do painel foi inspirada no artista Cláudio Pastro. O planejamento para realizar a obra durou cerca de três meses.
“Ele estava apresentando projetos e eu explicando qual seria a necessidade de expressar ali nos painéis aquilo que já vivíamos de forma constante. Por isso, colocou-se o Cristo no centro, como uma porta que se abre para todo o povo de Deus e as ovelhas que estão ali. É a expressão concreta da manifestação daquilo que a paróquia significa hoje para Goiânia. Aqui é uma porta aberta, um lugar de misericórdia e um lugar de graça”, afirma padre Marcos Rogério.

Para você entender melhor, o artista sacro responsável pelo painel preparou uma descrição iconográfica simplificada da obra
Escritas do ícone
– Porta: representa Salvação.
– Estrelas: representa os 12 apóstolos.
– Lamparinas: representa os sete dons do Espírito Santo.
– Cordeiro com o pescoço erguido: representa a atenção à Palavra de Deus.
– Cordeiro com o pescoço inclinado: representa a reverência ao Santíssimo.
– Anjo verde: representa o Tempo Comum.
– Anjo roxo: representa o Advento.
– Água: representa o Batismo.
– Incenso: simboliza a oração dos fiéis chegando a Deus.
Pantokrator
Todo-poderoso, onipotente.
– A veste branca: representa a ressurreição, o Cristo vivo.
Estola, as iniciais Alfa, Ômega, o início, o Fim. Em grego.
No livro, Ego Sum Lux Mindi – Eu sou a luz do mundo.
– Iniciais IC – XC: Significa Jesus Cristo em grego.
Auréola
A palavra auréola deriva do latim “aureola”, pelo latim “aureolus, a, um”, com sentido de cor de ouro e, por extensão de sentido, com muito brilho. Representa a Santidade.
Cores
– Azul escuro: representa o céu.
– Azul claro: representa a água.
– Vermelho: representa o fogo.
– Verde: representa a natureza.
– Marrom: representa a terra. Do pó viemos, ao pó voltaremos.
Assista ao vídeo explicativo sobre o painel pelo Instagram da paróquia, @paroquiaassuncao
Gabriela Rodrigues