>
>
Série Oração do Cristão

Série Oração do Cristão

Santa Cruz de Jesus Cristo: lenho da salvação

“A cruz, sinal do mais terrível entre os suplícios, é, para o cristão, a árvore da vida, o tálamo, o trono, o altar da nova aliança. De Cristo, novo Adão adormecido na cruz, jorrou o admirável sacramento de toda a Igreja.

 

A cruz é o sinal do senhorio de Cristo sobre os que no Batismo são configurados a ele na morte e na glória (cf. Rm 6,5)” (Missal Romano Exaltação da Santa Cruz, p. 655).

 

Dessa forma, a Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo assume em nossa vida cristã um significado totalmente novo, um sinal de vitória e redenção. Assim diz o prefácio da Festa da Exaltação da Santa Cruz: “Pusestes no lenho da Cruz a salvação da humanidade, para que a vida ressurgisse de onde a morte viera. E o que vencera na árvore do paraíso, na árvore da Cruz fosse vencido” (MR, p. 656-657).

 

Deus Todo Poderoso, que sofrestes a morte sobre a madeira sagrada por todos os nossos pecados, sede comigo.

Santa Cruz de Jesus Cristo, compadecei-vos de nós.

Santa Cruz de Jesus Cristo, sede a minha esperança.

Santa Cruz de Jesus Cristo, afastai de mim todas as armas cortantes.

Santa Cruz de Jesus Cristo, derramai sobre mim todo o bem.

Santa Cruz de Jesus Cristo, desviai de mim todo o mal.

Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que eu siga o caminho da salvação.

Santa Cruz de Jesus Cristo, livrai-me dos incidentes corporais e temporais.

Santa Cruz de Jesus Cristo, eu vos adoro para sempre.

Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que os espíritos malignos e invisíveis se afastem de mim, conduzindo-me Jesus à vida eterna. Amém.

Por todos os séculos dos séculos.

 

Compreendido brevemente o mistério da Santa Cruz, apresento uma oração a Santa Cruz de Jesus Cristo. Essa oração, segundo conta a tradição, foi encontrada sobre o túmulo de Jesus Cristo em 1535, enviada pelo papa Paulo III ao Imperador Carlo V, quando partiu para combater os turcos.

 

Aquele que a ler ou a trouxer consigo não morrerá subitamente, não se afogará, nem se queimará. Ninguém poderá matá-lo, não será vencido em batalhas e não cairá em mãos de seus inimigos.

 

Quando uma pessoa estiver para dar à luz, se ouvir, ler ou a trouxer consigo, ficará livre de perigos ou ficará terna. Quando a criança estiver crescida, com essa oração a seu lado, ficará livre de perigos e se livrará de acidentes. Quem a trouxer consigo, ficará livre de epilepsia e, se na rua vir uma pessoa atacada desse mal, coloque essa oração a seu lado e contente se livrará desse mal.

 

Aquele que a escrever será abençoado. Aquele que zombar dela fará penitência. Se guardar em casa, ficará livre de raios. Quem a ler diariamente será prevenido três dias antes da hora de sua passagem por um sinal divino.

 

Portanto, essa oração deve ser rezada com fé católica e não com superstição, pensando que ela possui algum efeito mágico. Ela consiste em crer verdadeiramente no poder redentor de Cristo na cruz e confiar na ação do Espírito Santo que nos guia e nos defende das forças do mal. Por isso, “a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está nossa vida e ressurreição; foi ele que nos salvou e libertou” (MR, antífona de entrada – Festa da Exaltação da Santa Cruz, p. 656).

 

Santa Cruz de Jesus Cristo, fazei com que eu siga o caminho da salvação!

 

 

Pe. Diêmersom Bento

Compartilhe

Outras Notícias

Notícias da Arquidiocese

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo