Depois da reunião em preparação para o Sínodo de 2023, que aconteceu no dia 16 de outubro, na Cidade da Comunhão (CPDF), a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, da Vila Jaraguá, em Goiânia, realizou a primeira reunião para discutir o tema. “Depois desse momento nós nos encontramos e partilhamos o sentimento que tivemos a partir das apresentações. Percebemos que o grupo ainda era muito pequeno para conduzir esse processo na paróquia”, explica o pároco, padre Tiago Herbert.
A reunião na paróquia aconteceu na tarde do último domingo, dia 24, e contou com a participação de responsáveis por grupos e pastorais. Durante a reunião, o padre Tiago Herbert fez um resumo sobre o processo sinodal e convidou os paroquianos a responder o questionário que orienta o sínodo. Dessa reunião também foram escalados os monitores que serão responsáveis por aplicar o questionário nas comunidades. “E este grupo vai conduzir, no mês de novembro, o processo sinodal de escuta nas comunidades da paróquia, nos grupos e pastorais”, explica o padre.
As Paróquias São Francisco de Assis, em Cristianópolis, Menino Jesus e Santa Rosa de Lima, em Aparecida de Goiânia, também já deram início às reuniões em preparação ao sínodo.
Dinâmica
Os participantes foram divididos em grupos com três a cinco pessoas para falar de suas experiências paroquiais. Ao final, cada grupo produziu um texto, que deverá ser entregue por cada paróquia ao seu vicariato no final do mês de novembro.
Larissa Costa