>
>
Segunda sessão da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

Segunda sessão da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

Essa é a segunda e última etapa do sínodo dos bispos, que teve seu início no dia 9 de outubro

Ontem, 16 de setembro, foi apresentada a organização da segunda sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que vai acontecer de 2 a 27 de outubro de 2024. Essa é a segunda e última etapa do sínodo dos bispos, que teve seu início no dia 9 de outubro de 2021, com o tema: “Para uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão.”

 

Na coletiva de imprensa o cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo, falou que essa última sessão do Sínodo sobre a sinodalidade, assim como a primeira, “será precedida de dois dias de retiro espiritual”, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Vaticano, guiados pelas meditações do padre Dominicano Timothy Radcliffe e pela madre Ignazia Angelini, beneditina, que depois animarão a oração durante os dias do Sínodo, juntamente com o padre camaldulense Matteo Ferrari, responsável pelas liturgias, e os monges de Camaldoli.

 

Jornalista Filipe Domingues / Arquivo pessoal - Internet 

 

 

O jornalista brasileiro e diretor do Lay Centre, Filipe Domingues, participou da coletiva e em entrevista para o Vatican News ele destacou qual será a grande novidade dessa segunda etapa do Sínodo dos Bispos. “E uma     grande novidade, talvez a maior desse segundo momento e desse momento final do Sínodo sobre a sinodalidade, é que vai ter uma celebração penitencial aqui na Basílica de São Pedro. O que é isso? A celebração penitencial é  quando os participantes dessa celebração se apresentam diante de Deus, pedindo perdão e pedindo a graça do perdão de Deus e também entre si, entre os que estão ali”, explica o jornalista.   

 

 

Para essa celebração penitencial presidida pelo Papa Francisco, serão colocados testemunhos de três vítimas de abusos, da guerra e da indiferença perante as migrações. A celebração será aberta a todos, especialmente aos jovens, é o que ressalta o cardeal Jean-Claude Hollerich, relator-geral da assembleia, “porque é a eles que é confiada a mensagem de que a Igreja está nesta dinâmica de conversão”, e porque “os jovens sofrem pelos nossos pecados e pelos pecados da Igreja”.

 

Leia o Relatório Síntese em vista da segunda sessão da Assembleia, publicado em outubro de 2023. 

 

Fonte: Vatican News 

 

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Notícias

15 de setembro de 2025

Notícias da Arquidiocese

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo