>
>
Educação Fiscal para uma administração cristã

Educação Fiscal para uma administração cristã

A segunda Reunião Mensal de Pastoral do ano aconteceu no dia 9 de março, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF).

A segunda Reunião Mensal de Pastoral do ano aconteceu no dia 9 de março, no Centro Pastoral Dom Fernando (CPDF). A Campanha da Fraternidade foi tema da reunião do mês de fevereiro e, neste mês de março, o destaque foi um tema também ligado à temática da CF, proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “O tema da Educação Fiscal é profundamente cristão. A administração é nossa responsabilidade e serve tanto para a sociedade como para a Igreja, porque nos fornece os alicerces para administrar os dons que nos são dados para o bem dos outros”, disse o bispo auxiliar e coordenador arquidiocesano de pastoral, Dom Moacir Silva Arantes.

 

 A Educação Fiscal visa ao constante aprimoramento da relação participativa e consciente entre o Estado e o cidadão, na perspectiva de uma maior participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos. É uma aproximação do cidadão com o governo para entender os rumos financeiros da arrecadação e dos gastos do dinheiro público, fazendo o cidadão assimilar o seu dever de ajudar a sociedade, participando e controlando as entradas e saídas do cofre público.

 

Segundo José Humberto Corrêa de Miranda, coordenador do grupo de Educação Fiscal Estadual de Goiás e assessor do tema na Reunião Mensal de Pastoral, “a sociedade brasileira ainda está distante de realizar o Estado de bem-estar social preconizado na Constituição Federal. Assim, cabe a todos nós atuarmos para assegurar os princípios constitucionais”. Como ele explica, a sociedade tem o direito de fiscalizar se o administrador público está preparado para gerir os recursos que lhe são confiados, de forma a obter o maior proveito social possível.
 

Assessor da Reunião Mensal:José Humberto Corrêa de Miranda

 

Sobre a importância desse tema na Campanha da Fraternidade, José Humberto disse que é indispensável porque ele requer “mudança de atitude para a transformação social e para o bem coletivo”. O assessor afirmou que a Educação Fiscal jamais pode se resumir a uma palestra ou curso. “É um caminho importante e pertinente. A meu ver é o tema mais importante já abordado por uma Campanha da Fraternidade até hoje, porque é uma discussão permanente”, explicou.

 

O assessor destacou ainda que a Educação Fiscal deve ser entendida como um instrumento de disseminação de uma nova cultura cidadã, com alguns pressupostos: conscientização da função socioeconômica dos tributos, gestão e controle democráticos dos recursos públicos, vinculação entre a educação, o trabalho e as práticas sociais, exercício efetivo da cidadania e a dignidade da pessoa humana.

 

Na segunda parte da reunião, houve um momento para perguntas relacionadas ao tema exposto. Em seguida, duas mulheres foram convidadas a falar sobre sua experiência de vida comunitária e seu engajamento na missão evangelizadora da Igreja, em virtude da comemoração do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março. Uma delas foi a irmã Emanuela Melzi, da congregação Ursulinas de São Carlos, e a outra, a leiga Maria do Rosário Rodrigues Bezerra (Da. Zairinha), da paróquia São José, de Goiânia. Esta última também resgatou a grande dedicação e contribuição da senhora Osmarina Fleury, falecida recentemente, para a vida da sua paróquia, Imaculado Coração de Maria.

 

Ao final da reunião, o arcebispo Dom Washington Cruz pediu que todas as mulheres presentes subissem ao palco para serem homenageadas, quando destacou sua importância social, especialmente seu papel na edificação da família cristã e na vida da Igreja.

 

Guilherme Paes
Estagiário, acadêmico de Jornalismo da PUC Goiás

Compartilhe

Outras Notícias

Arquidiocese

Notícias da Arquidiocese

Notícias das Paróquias

Notícias, Notícias da Arquidiocese, Notícias das Paróquias

Notícias relacionadas

Notícias da Arquidiocese

19 de setembro de 2025

Notícias

15 de setembro de 2025

Continue navegando

Espiritualidade:

Sua experiência diária com a Palavra de Deus

Explore conteúdos que fortalecem sua caminhada e enriquecem
sua jornada de fé.

Receba as novidades da nossa Arquidiocese

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro dos avisos, eventos e mensagens especiais da Diocese.

Ir para o conteúdo