A celebração aconteceu no dia 11 de junho, na Catedral Metropolitana de Goiânia, presidida por Dom Washington Cruz e teve a presença de seus dois bispos auxiliares, Dom Levi Bonatto e Dom Moacir Silva Arantes, e dos padres com menos de 60 anos e que não fazem parte do grupo de risco. Ao chegarem à igreja, os padres foram recebidos por uma equipe de leigos que aferiram sua temperatura e higienizaram as mãos, conforme as normas das autoridades sanitárias.
A Missa do Crisma ou dos Santos Óleos é também chamada de Missa da Unidade, pois expressa a unidade do clero com o bispo. Acontece também neste dia a Renovação das Promessas Sacerdotais feitas no dia da Ordenação Presbiteral. Neste ano, os padres Vilmar Barreto, José Victor Cabral, Diemêrsom Bento, Thiago Martins e Marcos Paulo Vilela renovaram as promessas sacerdotais pela primeira vez. O padre Marcos Paulo Vilela, vigário paroquial da Paróquia São João Batista, em Aparecida de Goiânia, falou da emoção de participar como padre. “É um momento de muita alegria participar deste momento pela primeira vez depois que recebi a ordenação. Estar unido ao bispo neste momento coloca-me em um mistério que eleva a alma para viver melhor esta celebração”, comentou.

Em sua homilia, Dom Washington explicou sobre os óleos. “Os Óleos Santos dos Catecúmenos e dos Enfermos, que abençoamos, e o Óleo do Crisma que consagramos, são uma expressão clara do amor de Deus que age na sua Igreja. Como os elementos dos outros sacramentos, a água do batismo, o pão e o vinho da Eucaristia, que são sinais de reconciliação e de bênção, também os óleos são abençoados ou consagrados pelo bispo, que os distribui, com a colaboração dos diáconos. Eles são servos e instrumentos da vida de Deus, mas, antes de mais, os dons que levam aos irmãos, configuram a própria vida e o coração de cada um deles. Para cada um dos que estão a serviço desses sacramentos da misericórdia de Deus para cada um de nós, essa é uma grande graça e um grande desafio de vida e de missão: transformar-nos em expressão vital daquilo que celebramos, para sermos transparência da ação misericordiosa de Deus, através das nossas atitudes, palavras e gestos.”
Dom Washington falou ainda da importância do Óleo do Crisma que, segundo ele, é como um reforço para nós. “O Santo Crisma é o mais importante dos Óleos, porque é aquele que os batizados e crismados, os padres e bispos recebem sua consagração especial. Por isso, ele é consagrado e podemos dizer que é um reforço da bênção de Deus para quem o recebe.”
Marcos Paulo Mota